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Em razão de uma capacitação voltada aos servidores da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), os atendimentos dos guichês da Prefeitura nas Casas do Cidadão no dia 1 de outubro, uma terça-feira, começarão a partir do meio-dia.

Já os serviços do Saae, Urbes, Procon, PAT, CPFL e Correios serão prestados normalmente nos horários de funcionamento de cada unidade (das 8h30 às 16h30 no Paço Municipal e das 8h às 16h nas  demais).

As sete Casas do Cidadão estão em processo de implantação da metodologia de gestão 5S, originária no Japão e difundida por empresas multinacionais por diversos países, mas que ainda é considerada novidade no setor público. O modelo busca melhorar o aproveitamento dos recursos materiais, gestão de pessoas, eficiência operacional e organização do ambiente por meio da implantação de cinco conceitos (senso de utilização; senso de organização; senso de limpeza; senso de saúde; e senso de autodisciplina).

Para a execução do 5S, os servidores da Secid passaram por uma capacitação com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter) no último dia 31 de julho, ocasião em que foi formada uma comissão responsável pelo programa. Desde então, as sete Casas do Cidadão passaram por observação das condições dos recursos físicos, materiais e de equipamentos disponíveis na ocasião, o que demandou adequações às práticas anteriormente desenvolvidas e o estabelecimento de uma melhor cultura organizacional interna.

De acordo com a secretária Suélei Gonçalves, a iniciativa objetiva uma melhora nos serviços prestados. “A metodologia 5S ajuda a recuperarmos práticas que frequentemente deixamos de lado, mas que são fundamentais para tornar o ambiente de trabalho mais agradável, seguro e produtivo, o que, consequentemente, resultará num melhor atendimento à população”, ressalta.

Canal mais próximo entre a Prefeitura e a população, as Casas do Cidadão levam a todas as regiões de Sorocaba mais de 100 tipos de serviços da Prefeitura, Saae, Urbes, CPFL e conciliações judiciais do Cejusc. Desde 2017, houve a contratação de novos servidores por concurso público; a reabertura da Casa do Cidadão do Paço Municipal; sistema de atendimento 100% digital; aumento na oferta de serviços, por meio de parcerias com o Procon, a Ouvidoria; o PAT; e aulas dos cursos de Liderança Comunitária e do Time do Emprego; pintura, substituição de piso e de poltronas; investimentos em infraestrutura e mais dispositivos de segurança; a instalação de climatizadores e de sistema de iluminação por LED;  recepção de propostas do Participa Sorocaba e ampliação do prazo de inscrições em creches.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias