Tags

,

Diante da onda de insegurança por conta do aumento do número de invasões a prédios públicos, principalmente em escolas e UBS, quem decidiu se precaver foi o Poder Legislativo.

Com gastos que podem chegar a R$ 600 mil por ano, a Câmara Municipal de Sorocaba pretende contratar uma empresa privada para realizar a segurança do prédio e dos servidores da instituição.

De acordo com a própria Câmara Municipal, a nova licitação seria para garantir o andamento dos trabalhos na casa Legislativa, assim como preservar a segurança de cerca de 260 servidores da instituição. Atualmente a segurança do prédio é realizada por 10 agentes de apoio legislativo, além de dois Guardas Civis Municipais, sendo um por turno, que segundo a Câmara Municipal seria, “comprovadamente, um número insuficiente.”

Diferente do exposto pelo Legislativo, a Prefeitura Municipal afirmou que atualmente a Câmara Municipal conta com quatro GCMs, que acompanham as sessões ordinárias e audiências públicas. A municipalidade também destacou que o efetivo é reforçado diante da necessidade.

A licitação aberta pela Câmara Municipal prevê que a empresa contratada realizaria a proteção predial e também das pessoas. Segundo o documento, serão seis postos de vigilância e seis seguranças, sendo quatro deles com um trabalhador e outros com dois funcionários.

Se comparado, o valor de R$ 600 mil que podem ser pagos a uma empresa privada de segurança poderia custear cerca de 12 novos GCMs. Contudo, O poder legislativo alega que, “a função do Guarda Civil Municipal é proteger o patrimônio e não pessoas.”

A Câmara Municipal foi questionada sobre o histórico de incidentes que teriam motivado a contratação. Segundo divulgado, decisão teria sido tomada após o incidente ocorrido na sessão extraordinária que cassou, pela primeira vez, o mandato de Crespo. Na ocasião, um guarda municipal foi agredido dentro do auditório da casa. O Legislativo também elenca outros eventos ocorridos recentemente. “O último incidente ocorreu no dia 15 de agosto, em um evento de pipas, onde o estacionamento da Câmara ficou lotado de adolescentes e adultos com linhas chilenas ou com cerol, quebrando galhos de árvores, subindo de forma imprudente no teto do prédio, colocando em risco a própria vida, para ter acesso às pipas,” relembrou.

Conforme números atualizados da Prefeitura Municipal de Sorocaba, ao todo 256 prédios públicos já sofreram invasões, sendo 179 vezes em escolas e 77 em outros órgãos da municipalidade. Apesar da onda de invasões em prédios públicos, a Câmara Municipal não chegou a sofrer nenhum dano material.

Fonte: Jornal Zona Norte Sorocaba