Tags

Começa a funcionar na próxima segunda-feira (1º de julho), mais uma unidade descentralizada do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba, serviço do governo do estado disponibilizado pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter).

Desta vez, a unidade – a sexta no total -, será levada à Casa do Cidadão da Avenida Nogueira Padilha (Zona Leste), última a receber o posto descentralizado. As demais Casas do Cidadão de Sorocaba (Ipiranga, Ipanema, Éden, Brigadeiro Tobias e Itavuvu) já contam com uma unidade.

A descentralização do PAT atende a uma orientação do prefeito José Crespo com o objetivo de levar o serviço de intermediação de vagas de trabalho para perto dos trabalhadores.

Quem explica é o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), Robson Coivo, que destaca a importância dessa descentralização. “O prefeito tem nos orientado a procurar alternativas que possam aproximar os serviços da prefeitura aos trabalhadores. Essa descentralização está sendo fundamental para levarmos essa prestação de serviço junto à população”, disse, acrescendo que as unidades do PAT em funcionamento nas Casas do Cidadão estão tendo uma excelente procura.

Coivo também observa que o segundo semestre de 2019 tem boas perspectivas de emprego. “Estamos aguardando a inauguração de algumas empresas, a expansão de outras, portanto, temos visualizado que um bom número de vagas deva aparecer em Sorocaba”, destaca o titular da Sedetter.

De acordo coordenador do PAT em Sorocaba, Edson Salinas, só de março a maio deste ano, cerca de 6 mil trabalhadores já foram atendidos para cadastramento nas unidades. “O PAT começou a ser descentralizado no mês de março, atendendo as Casas do Cidadão gradativamente. No período de dois meses (março a maio), registramos mais de 6 mil atendimentos, o que significa que o serviço está sendo bem procurado e está cumprindo sua função”, diz.

Ainda de acordo com Salinas, os PATs oferecem consulta de vagas no Sistema Emprega Brasil, além de cadastro do trabalhador e emissão de Carteiras de Trabalho, serviços esses que são oferecidos gratuitamente.

Vale lembrar que a Casa do Cidadão Nogueira Padilha funciona na Avenida Nogueira Padilha, n° 1.460, Vila Hortência, e atende de segunda a sexta, das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3237.7171.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias