Tags

Resultado de uma campanha de divulgação e conscientização feita no Dia Mundial da Reciclagem – celebrado no dia 17 de maio –, o número de doações destinadas ao projeto Metareciclagem, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), dobrou na segunda quinzena de maio, passando de 25 doações ao mês feitas em outros períodos, para 50 nas duas últimas semanas do mês passado.

Esse número foi atingido graças às doações de computadores usados entregues por moradores de 35 bairros de Sorocaba, 6 cidades da região (Votorantim, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Mairinque e Piedade, além de São Paulo) e mais 8 empresas. Com a alta demanda de doações no período, foi possível fazer a montagem de 25 novos kits de computadores (contendo CPU, monitor, mouse e teclado), além de abastecer o estoque de peças na sede do projeto que funciona na Vila Barão, em Sorocaba.

Depois de montados, os kits são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba que os destina a entidades beneficentes que necessitam dos equipamentos para o trabalho diário no atendimento aos seus assistidos.

Para o secretário da Sedetter, Robson Coivo, “esse projeto mostra o quanto é importante que a população tenha essa participação nas doações e, sobretudo, possa colaborar com o meio ambiente e com as entidades. Fatalmente, muitas dessas peças de computadores que já não são mais utilizados por seus donos, poderiam ir para o lixo comum levando a um resultado catastrófico. Então, esse projeto tem linhas muito importantes de atuação”, diz.

De acordo com Gilberto Vieira Ayres de Campos, Coordenador do Metareciclagem, os computadores recebidos passam por uma avaliação para saber se há condições de reuso, “Quando esses equipamentos chegam, são avaliados para saber o que pode ou não ser reaproveitado, destinando as peças a outros computadores”, conta.

Ainda segundo Gilberto Ayres, “temos sentido um reciprocidade muito grande das pessoas, não só de Sorocaba. Isso mostra a conscientização que estamos tendo do nosso espaço como um todo, ajudando o meio ambiente e quem precisa”, destaca.

Ainda segundo o coordenador do projeto, nos últimos dois anos 60 kits completos foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade (FSS).

A sede do projeto fica na Av. 9 de Julho, 1066, na Vila Barão, e atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e 13:00 às 16h30. As doações de eletrônicos são recebidas nos horários das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 e devem ser feitas pessoalmente.

Podem ser doados computadores e todos os equipamentos da área da informática, assim como também, equipamentos eletroeletrônicos (panelas elétricas, secador, chapinha, rádio, celular, cafeteira, liquidificador, TV led ou plasma, câmeras e etc.). Não são aceitas as doações de lâmpadas fosforescentes, televisões de tubo e tonners de impressora.

O Metareciclagem está localizado na Avenida 9 de julho, 1066 na Vila Barão, mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3417-3825 ou no e-mail: meta.recicla@gmail.com. O projeto possui também um blog expositivo que pode ser conferido no link http://metareciclagemdesorocaba.blogspot.com.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios