Tags

Alunos do 5º ano da escola E.M. “Sorocaba Leste” visitaram o Casarão de Brigadeiro Tobias na última quinta-feira (23) e receberam uma aula sobre Tropeirismo.

A atividade foi comandada pela historiadora Sonia Nanci Paes e pelo tropeiro Alvaro Augusto Antunes de Assis, dentro da programação da Semana do Tropeiro 2019.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Secretaria da Educação (Sedu), o passeio se iniciou com uma breve apresentação do Casarão e prosseguiu com mais detalhes sobre a história do lugar e do Tropeirismo. Além da aula, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer de perto o acervo do espaço.

Aberta para perguntas, a atividade foi uma verdadeira troca de experiências. As crianças puderam tirar dúvidas sobre a construção da casa, o trabalho do tropeiro, a origem da palavra tropeirismo e muitos outros tópicos curiosos sobre a história da cidade.

“A gente vem na fonte buscar as informações corretas sobre a história de Sorocaba e isso sempre é importante para trabalhar com os alunos. É super bacana estar conversando com um tropeiro realmente, com quem as crianças podem tirar as dúvidas que muitas vezes nós não sabemos responder”, conta a professora Cristina Dorelli de Camargo Prado, que acompanhou a turma durante o passeio.

As crianças também entenderam a importância de aprender fora da sala de aula. “É importante conhecer as coisas da nossa cidade de antigamente”, conta a aluna Emilly Ferreira Moneta. Já para Maria Eduarda de Oliveira, o que mais chamou sua atenção foi o acervo. “Eu gostei bastante de ver as coisas que tem do tropeiro”.

Como responsável pela visita, Sonia comenta sobre a experiência de receber as crianças no local. “Eu fico até mexida com isso. Um lugar de memória como um todo só vai ter razão, só vai ter vida, se tiver gente. Não adianta termos um acervo maravilhoso lá dentro, não adianta essa casa ser maravilhosa se não tiver gente. O que traz a alma para o lugar são as pessoas”, destaca.
Próximas visitas

As visitas de grupos escolares no Casarão de Brigadeiro Tobias acontecem até o dia 31 de maio. Nesta sexta e na segunda-feira (24 e 27), às 9h e às 14h, a visita ocorrerá com as crianças da E.M. “Quinzinho de Barros”.

Já na próxima terça-feira (28), às 9h, serão os alunos da E.M. “Julica Bierrenbach” quem conhecerão o espaço. Para encerrar, no dia 30 e 31, às 14h, haverá a visita dos estudantes da E.M. “Dr. Achilles de Almeida”.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios