Tags

Para sensibilizar e conscientizar a todos sobre o Dia Mundial da Pré-Eclâmpsia (celebrado no dia 22 de maio), doença grave relacionada ao aumento da pressão arterial que pode se instalar de forma rápida e acontecer com qualquer gestante, a Secretaria da Saúde (SES) realizou ações educativas à população nesta quarta-feira (22).

As atividades aconteceram na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguem com programação até o dia 30 de maio.

Pela primeira vez, a SES organiza ações em alusão a esta doença que é responsável por um quarto de todas as mortes maternas na América Latina e um décimo das mortes maternas na África e na Ásia. Organizações de saúde materna de todo o mundo alertam para a importância de identificar os sintomas: dor de cabeça forte que não desaparece com medicação, inchaço no rosto e nas mãos, ganho de um quilo de peso ou mais por semana, dificuldade para respirar, náuseas ou vômitos após os três primeiros meses da gestação, alterações na visão, dor no abdome na região esquerda perto do estômago

Na Policlínica, o programa Pré-natal de alto risco, realizou ação educativa com todas gestantes que estavam com consulta agendada no serviço. Já na UBS Paineiras, foi programada uma roda de conversa com as gestantes. Essa atividade terá o apoio do curso de graduação de enfermagem da UNIP (Universidade Paulista) e será realizada nos dias 30 e 31 de maio.

A UBS Laranjeiras afixou informações sobre o tema nos murais da unidade para orientação dos munícipes que frequentam o local. Na unidade da Vila Sabiá, a ação educativa ocorre nesta quinta-feira (23) às 9h. E na próxima sexta-feira (24), as UBSs Éden (às 15h) e Simus (às 9H) reforçam orientações na sala de espera pelo tema e também realizam aferição de pressão arterial das gestantes. Para encerrar as atividades durante o mês de maio, a UBS Barão realiza as ações educativas em dois horários, às 11h e às 17h.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios