Tags

A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” terá a terceira e última edição da oficina de Tear Manual na sexta-feira (24), das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30.

A aula será ministrada pela produtora cultural e artesã de bordado e tear, Angeles Paredes Toral, e pela artesã e redeira, Maria de Fátima Lima Piccolo, que vão ensinar os participantes a confeccionarem, de forma simples, um mini-tapete.

A atividade faz parte do projeto “Conversa pra Boi Dormir”, que tem o objetivo de fomentar e divulgar a cultura tropeira na cidade, e é realizado pelo historiador sorocabano Sérgio Coelho de Oliveira, com produção de Angeles Paredes Toral e apoio do Centro de Estudos Históricos Caminhos das Tropas (CEHICAT).

Na aula, serão relembradas as famosas redes sorocabanas feitas pelas redeiras da cidade até os anos 70 e haverá a exposição de uma dessas redes e de um tear de pente liço utilizado até hoje. Na história de Sorocaba, os artesanatos eram feitos de tear, quando se faziam as mantas para as mulas e para os tropeiros, aproveitando as lãs e o algodão das fazendas.

O projeto “Conversa pra Boi Dormir” foi viabilizado pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio do edital da Linc (Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba) em 2018. Interessados com idade a partir de 14 anos devem se inscrever pelo telefone (15) 3231.5723, das 8h às 17h. As vagas são limitadas. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios