Tags

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará o Mutirão de Castração de cães e gatos em bairros da Zona Norte da cidade.

Os próximos locais a serem contemplados serão os Bairros da Vila Progresso, da Vila Santana e de bairros adjacentes. As inscrições são gratuitas e começam nesta terça-feira (21).

“O nosso objetivo é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos”, afirma o Secretário da Sema, Jessé Loures. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 202.628 mil cães e gatos.

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Como se inscrever

Os moradores dos Bairros: Vila Progresso, Vila Santana e bairros adjacentes interessados em castrar seus animais de estimação devem fazer a inscrição a partir de terça-feira (21) até sexta-feira (24), no Mercado Distrital, localizado a Rua Benedito Galdino de Barros, s/nº – Vila Netinho – Sorocaba. Para a inscrição, o tutor deve levar o RG, o CPF e um comprovante de residência atual no nome do tutor. As vagas são limitadas.

Cuidados para castrar os animais

Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a “V8″. Os procedimentos cirúrgicos ocorrerão em janeiro de 2020.

Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o tutor deve levar mais uma pessoa. Vale ressaltar que, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da cirurgia de castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Bairros contemplados

O Mutirão de Castração na região dos Bairros da Vila Progresso e da Vila Santana contemplará os bairros adjacentes: Jd. Abaeté, Jd. Constantino Matuca, Jd. Dois Corações, Jd. Iguatemi, Jd. Juliana, Jd. Leocádia, Jd. Marco Antônio, Jd. Maria do Carmo, Jd. Morumbi, Jd. Siriema, Jd. Sorocabano, Retiro São João, Retiro São Leopoldo, Vl. Adélia, Vl. Antão, Vl. Carvalho, Vl. Clementino, Vl. Gabriel, Jd. Leandro Dromani, Vl. Mariana, Vl. Odin, Vl. Porcel, Vl. Progresso, Vl. Santana, Vl. Sta Rita, Vl. Sta. Rosália.

Mais informações pelo telefone (15) 3202.8006, de segunda a sexta-feira, das 08 h às 17 h. A Seção de Proteção e Bem-estar Animal, fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios