Tags

A primeira reunião de organização da 1ª Copa Sorocabana de Foguetes de Garrafa PET, que está sendo organizada pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) foi realizada nesta quinta-feira (16), no Salão de Vidro da Prefeitura de Sorocaba.

No encontro – que contou com representantes da rede municipal de ensino -, foram discutidos os primeiros detalhes da Copa que será a primeira de Sorocaba, e tem data prevista para dezembro deste ano.

O idealizador do projeto, o estudante Henrique Duarte, da Fundação Synergy Aerospace, que havia apresentado o projeto ao prefeito José Crespo no ano passado, também participou da reunião contando sua experiência e expondo informações sobre o formato da competição.

A Copa busca incentivar os jovens a conhecerem a ciência de forma lúdica, destaca o presidente do PTS, RobertoFreitas. “Teremos também apoio da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) que pretende fazer de nossa cidade um polo de estudos astronômicos e possibilita novos talentos sejam descobertos, mas será fundamental para o desempenho dos alunos em todas as disciplinas escolares”, completa Freitas. A competição contará com 200 participantes, todos alunos do ensino fundamental II e médio das escolas de Sorocaba e região.

A Copa de Foguetes de Garrafa PET utiliza materiais descartados e que podem ser reciclados, um dos incentivos do projeto. “O projeto todo de um foguete de garrafa de plástico tem um custo baixo e utiliza materiais que estão ao nosso alcance. Além disso, tem a questão da disputa que é muito legal”, diz o estudante Henrique Duarte, que também está coordenando o evento em Sorocaba. O estudante diz ainda que “um evento como esse tem a capacidade de mudar a vida das pessoas”.

No próximo dia 30, ocorrerá a segunda reunião do projeto, no Parque Tecnológico, onde também vai acontecer o treinamento para os docentes que acompanharão os estudantes que vão participar da competição.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios