Tags

O Projeto de Lei nº 164/2019, que institui o Programa de Prevenção e Controle do Diabetes na rede pública de ensino de Sorocaba, foi enviado para a oitiva do Executivo, na sessão de terça-feira, 14, a pedido de seu autor, o vereador Silvano Júnior (PV).

“Nosso propósito é que o próprio Executivo encampe esse nosso projeto de lei, que, sem dúvida, é de suma importância para a saúde, pois vai permitir o diagnóstico precoce do diabetes já nas escolas, entre crianças e adolescentes”, afirma o vereador.

De acordo com o projeto, caberá à Secretaria Municipal de Saúde formular as diretrizes necessárias para viabilizar a execução do programa. Deverão ser realizadas pesquisas visando ao diagnóstico precoce de diabetes em crianças e adolescentes matriculados em todos os estabelecimentos de ensino infantil, fundamental e médio pertencentes à rede pública de ensino. “O programa também prevê o acompanhamento dos alunos com diabetes, inclusive com um trabalho de orientação de suas famílias sobre os cuidados que se deve ter com a doença”, explica Silvano Júnior.

Na justificativa do projeto de lei, Silvano Júnior cita dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), que estimam em 23,3 milhões o número de pessoas no Brasil que terão diabetes em 2040. “Desse total, 5% são pessoas na faixa etária de até 15 anos, o que mostra a importância do diagnóstico precoce de diabetes que estamos propondo”, enfatiza Silvano Júnior, ressaltando que, “quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a possibilidade de controlar a doença, evitando consequências mais graves”.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios