Tags

Cada vez mais a prestação dos serviços públicos prestados pela Prefeitura de Sorocaba são alvo de elogios e reconhecimento por parte da população.

De acordo com novo levantamento realizado pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat), a cidade de Sorocaba permaneceu na liderança do ‘ranking de Iluminação Pública’ entre as 10 maiores do Estado de São Paulo.

O levantamento, segundo o Indsat, mostrou que o serviço prestado foi contemplado com ‘Alto Grau de Satisfação’ mais uma vez. Os dados são do 1º trimestre de 2019, que começaram a ser divulgados no último dia 15 de abril.
Trimestralmente, o Indsat estuda outros 16 serviços públicos nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.

O índice de satisfação é calculado, ainda de acordo com o Indsat, a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, 400 moradores entrevistados avaliam 16 serviços públicos.

Do total, 73% dos moradores responderam que a iluminação pública – cuja a Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) é a responsável e que tem à frente o engenheiro Fábio Pilão – é “ótima” ou “boa”, 20% disseram que é “regular” e 7% afirmaram que é “ruim” ou “péssima”. A ‘Iluminação Pública’ recebeu 749 pontos em uma escala que varia de 200 a 1.000 pontos.

O resultado é semelhante ao já registrado no 1º trimestre de 2018. Até então, os índices variaram entre 714 e 728 pontos durante o ano de 2017. No 2º trimestre do ano passado, o serviço prestado recebeu 727 pontos e, no levantamento seguinte, o resultado foi de 734 pontos.

Entre os líderes desde 2017

O ‘Alto Grau de Satisfação’ é atribuído aos segmentos que registram de 650 a 799 pontos. Sorocaba superou nove municípios do Estado de São Paulo e alcançou a 1ª posição do ranking com 13 pontos de diferença da 2ª colocada. A cidade se mantém entre os dois primeiros lugares desde o início de 2017.

“A Prefeitura tem intensificado ações e programas voltados a melhorar a qualidade de vida da população e da realização de manutenções e investimentos necessários nos bairros espalhados pela cidade.

Estamos investindo cada vez mais e esse indicador é reflexo disso e demonstra a satisfação da população com esse serviço público”, destacou o prefeito José Crespo.

O levantamento do Indsat também mostra o perfil dos moradores mais satisfeitos com a iluminação pública de Sorocaba, separando os entrevistados de acordo com a faixa etária e escolaridade.

A aprovação é maior entre pessoas com mais de 50 anos de idade e entrevistados com Ensino Fundamental. Além da Iluminação Pública, setores como Educação, Transporte Público, Saúde e Segurança são estudados trimestralmente pelo instituto. Ao final dos levantamentos, são elaborados os rankings de cada segmento.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias