Tags

,

Na última terça-feira (16), alunos do curso de Logística – 2º módulo da ETEC Fernando Prestes visitaram a unidade do Metareciclagem. A visita teve por objetivo complementar o conhecimento dos alunos para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso – TCC sobre lixo tecnológico.

Os estudantes aprenderam sobre como é o desenvolvimento do projeto, desde o recebimento do lixo eletrônico, o reaproveitamento e a destinação final desses materiais. Os alunos desenvolverão uma cartilha informativa sobre o descarte correto do lixo tecnológico, indicando o endereço do Metareciclagem que são responsáveis pela reciclem desses materiais em Sorocaba.

O Metareciclagem é um projeto da Prefeitura de Sorocaba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Renda (Sedetter), cujo objetivo é desenvolver a inclusão digital de seus munícipes e gerar renda à Cooperativa de Reciclagem. Além disso, são oferecidos cursos na área de Informática. A unidade também conta com um Telecentro Comunitário e espaço para doações de lixo eletrônico.

Na Unidade Metareciclagem, utilizamos computadores fora de uso para que os alunos possam aprender técnicas de montagem e manutenção das máquinas reaproveitando o material vindo de doações, o curso está permitindo uma destinação adequada a esse lixo eletrônico; os computadores, monitores e periféricos recebidos de doações são reaproveitados para montar kits de informática, posteriormente doados as Entidades Assistenciais que são cadastradas no Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba.

Segundo o coordenador do Metareciclagem, Gilberto Vieira, desde o incio do projeto já foram montados 600 kits. Desses kits, 19 entidades foram beneficiadas. Para 2019 já foram montados 30 kits que serão entregues em breve.

Essas são as entidades que já foram beneficiadas: Associação Christã de Assistência Plena (Acap), Associação Beneficente Antonio José Guarda (AJG), Associação Lar Fraterno Irmã Dolores (Lafid), Associação Social Comunidade de Amor (Asca), Círculo Operário de Sorocaba; Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (Amas) e Associação Amigos dos Deficientes (Amde), Associação de Moradores Jd. Renascer, Associação Cristã de Assistência Plena (ACAP), Associação Amigos dos Deficientes (AMDE), Associação Criança Feliz, Associação Amigos de Bairro Somos Todos Cajuru, Associação Amigos dos Autistas (AMAS), Associação Beneficente José Guarda (AJG), Associação Beneficente Lar Fraterno Irmã Dolores, Associação Comunidade Amor – Projeto Acolhe, Círculo Operário, Legião da Boa Vontade (LBV) e Grupo Cidadania Reviver 3ª Idade.

Para doações de eletrônicos o Metareciclagem recebe de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Não há serviço de busca, portanto, o doador tem que se deslocar até a unidade para fazer o descarte. Só serão aceitos computadores e equipamentos na área da informática, assim como, equipamentos eletroeletrônicos (panelas elétricas, secador, chapinha, rádio, celular, cafeteira, liquidificador, TV led ou plasma, câmeras entre outros).

A Unidade do Metareciclagem está localizada na Av. Nove de Julho, 1066, Vila Barão. Mais informações pelo telefone: 3417-3825 ou por e-mail: meta.recicla@gmail.com

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios