Tags

Os estabelecimentos públicos de ensino infantil, fundamental e médio de toda a cidade de Sorocaba poderão vir a contar com um programa de prevenção e controle do diabetes visando, entre outras ações, promover o diagnóstico precoce da doença entre os alunos.

É o que prevê o Projeto de Lei nº 164/2019, de autoria do vereador Silvano Júnior (PV), protocolado na Câmara Municipal.

De acordo com a proposta, além de buscar o diagnóstico precoce de diabetes, o programa também visa evitar ou diminuir as complicações decorrentes do desconhecimento do fato de ser diabético mediante a adoção de procedimentos e tratamentos adequados.

Além disso, deverá ser realizado o acompanhamento dos alunos com diabetes, inclusive por meio de orientação às suas famílias quanto aos cuidados que se deve ter com a doença.

De acordo com Silvano Júnior, sua proposta se justifica em virtude do fato de que mais de 23,3 milhões de pessoas no país terão a doença em 2040, segundo estimativas da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

“Precisamos tomar medidas preventivas para que essa previsão não se concretize e a escola é o melhor lugar para desenvolver esse trabalho de prevenção”, afirma o vereador.

O projeto de lei, que ainda aguarda parecer da Secretaria Jurídica da Casa, antes de passar pela Comissão de Justiça, também prevê que caberá a Secretaria Municipal de Saúde a formulação de diretrizes para viabilizar sua plena execução.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios