Tags

,

A Secretaria da Mobilidade e Acessibilidade, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, garante mais autoestima aos contemplados com o programa Escola do Pedala Idoso. Ele é ofertado a todos os associados do Clube do Idoso, cuja participação é gratuita.

Com esse projeto simples e com custos irrisórios garantimos mais saúde e bemestar aos mais experientes da nossa sociedade”, declara o prefeito José Crespo. 

O secretário da Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, explica que as aulas são promovidas duas vezes por semana, no período da manhã, às terças-feiras e quintas-feiras, das 7h às11h.

“Além de meio de transporte sustentável, a bicicleta tem funcionalidades como lazer, trabalho e benefícios para saúde a curto e longo prazo“, declara.  

Marilei dos Santos, 64 anos, venceu o processo de depressão com as aulas da Escola do Pedala Idoso. Não teve filhos, morava na cidade São Paulo com o esposo e quando ele faleceu, viu-se sozinha, sem vontade de viver, e entrou em situação de início de depressão.

Foi quando o médico sugeriu a ela mudar de cidade e começar a frequentar lugares que havia várias pessoas e práticas de atividades físicas. Optou por Sorocaba, onde já tinha conhecidos.  

A aposentada de 64 anos, começou a frequentar o Pedala este ano, mas já vê grandes diferenças, tanto no humor, na saúde e na qualidade de vida. “Aqui eu me distraio, ando de bicicleta, faço ginástica”, declara. “Aprendi a pedalar quando criança, mas acabei não praticando mais, então agora estou voltando. Virou rotina vir para o Pedala”, complementa. 

Frequentadora desde 2016 do Pedala, Arminda Ferreira Neves Santana de 65 anos, conta que antes de frequentar o projeto tinha diversos problemas de saúde – sobrepeso, dores frequentes no joelho e nos braços, falta de ar, canseira frequente, etc. “Hoje, maioria destes problemas estão controlados ou quiçá nem existem mais”, afirma.  

Como ser sócio do Clube 

Para se inscrever nesta e em outras atividades do Clube do Idoso os interessados, além de residir em Sorocaba, devem ter mais de 55 anos, apresentar RG, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço no nome e uma foto 3×4, além de um atestado médico para atividades físicas oferecidas.  

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Clube do Idoso está localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, na Vila Pinheiros. Mais informações pelo telefone (15) 3233.9014. 

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios