Tags

Um traço cá e outro lá, uma cor aqui e outra ali. Assim, as marcas do tempo foram sendo cobertas e a beleza da experiência ressaltada em cerca de 57 senhoras moradoras do asilo Vila dos Velhinhos, que receberam serviços de beleza e foram fotografadas na última sexta-feira (29).

A ação promovida pela Coordenadoria da Mulher e a Coordenadoria do Idoso, ambas ligadas à Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), fechou a programação do mês da mulher.

Em parceria com o Instituto Embeleze, as mulheres da terceira idade puderam cuidar dos seus cabelos com cortes e penteados, tratar a pele, fazer as sobrancelhas e ainda, foram maquiadas conforme seu gosto. Na ação também, o fotógrafo Laércio Oliveira, refletiu todo seu olhar artístico na lente de sua câmera, transformando o momento em belas fotografias.

“Nós quisemos melhorar a autoestima dessas mulheres e programamos no finalzinho da semana, justamente para que elas se sintam mais bonitas e confortáveis em receber visitas. Além disso, estamos buscando parceiros e iremos posteriormente expor as fotografias que estão sendo feitas aqui hoje”, contou Ana Miragaia da Coordenadoria da Mulher.

Dona de uma alegria contagiante e que logo se animou com as atividades, é a moradora de 86 anos, Tereza Rosa, mais conhecida como Dona Terezinha ou, Miss Vila dos Velhinhos. “Eu gosto muito dessas coisas de beleza, já fui até Miss daqui e todos ficam me chamando assim. Adorei e quero mostrar pra todo mundo como eu fiquei!”, disse ela.

Quem também não perdeu tempo e logo entrou para a fila, foi Sueli Amaral, de 64 anos, moradora do lar desde 2008. “Eu quero ficar bonita pra surpreender o meu namorado, ele também mora aqui na Vila. Faz tempo que não me arrumo e fico diferente, eu gosto muito!”, declara Sueli.

Dona Sueli está apaixonada, já a sua vizinha de 101 anos, Silsa Fátima, prefere ter apenas amigos. A centenária é natural de Arcoverde, no sertão de Pernambuco e é a idosa que está a mais tempo no asilo – desde 1986. “Nunca me casei e também não tenho filhos. Por parte dos meus irmãos eu também não sei se tiveram, eu perdi o contato com todos” explica Silsa que ainda completa dizendo que “essas coisas de maquiagem também nunca gostei, mas o cabelo realmente precisa dar uma arrumada, fazer um corte”.

As mulheres da Vila puderam escolher participar ou não da ação, e qual procedimento fazer. Quem também não se interessava muito por estética e acabou se rendendo ao convite das amigas, e ressaltando seus intensos olhos azuis com a maquiagem, foi Dona Iolanda Tranto, de 71 anos, moradora da Vila dos Velhinhos desde 2009. “Eu quero sair bonita na foto e fazia tempo que não me arrumava, então, dessa vez eu vou querer fazer tudo”, disse Iolanda que foi completada pela colega Judith Tavares de 82 anos dizendo “os nossos cabelos precisavam mesmo de um corte, todas dizem que estou ficando muito bonita, estou ansiosa para me ver e também tirar as fotografias”.

“Desde o início dessa parceria com a Coordenadoria da Mulher o nosso foco foi sempre na valorização dessas mulheres, pois, o idoso acaba sendo excluído da sociedade, das comemorações, e desvalorizados. Com essa ação, nós queremos colocá-las na posição que realmente merecem. Estamos muito felizes com a recepção delas e com todo o resultado”, declara Marcos Castro da Coordenadoria do Idoso.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios