Tags

A Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) iniciou o processo de divulgação do programa Participa Sorocaba em encontros presenciais com entidades representativas do Poder Público e da sociedade civil.

Nesta quinta-feira (4), servidores da pasta compartilharam informações sobre o programa, que permite à população opinar sobre os investimentos da Prefeitura de Sorocaba em 2020, a aproximadamente 200 pessoas, entre diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino, membros de conselhos municipais, servidores públicos, líderes comunitários e representantes de associações de moradores.

Na primeira etapa do programa, que vai até o 30 de abril, os sorocabanos podem sugerir livremente sobre quais investimentos, obras, ações e serviços devem ser priorizados em 2020. O formulário para envio das propostas está disponível na internet, por meio do sitecidadania.sorocaba.sp.gov.br/participasorocaba, e também pode ser preenchido online em uma das sete Casas do Cidadão.

Segundo a secretária Suélei Gonçalves, a ideia de falar sobre o Participa Sorocaba em ações de rotina da Secid e de outras secretarias é uma das estratégias da edição 2019 que visam ampliar os índices de participação e de propostas enviadas. “Neste primeiro momento, conversamos com importantes agentes multiplicadores, processo fundamental para que o maior número possível de pessoas conheça o programa e comece entender a importância de opinar sobre o Orçamento da cidade”, ressalta.

Nesta quinta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, a equipe da Secid apresentou o Participa Sorocaba a funcionários das Secretarias de Igualdade e Assistência Social (Sias) e de Políticas sobre Drogas, Resgate Social do Morador de Rua e Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos (Sepod); na reunião do Conselhos Municipal do Idoso, realizada no Palácio da Cidadania; e num encontro de alinhamento entre diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino, no Centro de Referência em Educação. À noite, foi a vez do Curso de Capacitação LiderAção, voltado a líderes comunitários e representantes de associações de moradores, na Casa do Cidadão Ipiranga.

Sugestões até dia 30

Os munícipes podem sugerir sobre quais investimentos, obras, ações e serviços devem ser priorizados em 2020 até o dia 30 de abril. Basta acessar o site cidadania.sorocaba.sp.gov.br/participasorocaba ou visitar uma das sete Casas do Cidadão e preencher o formulário online para envio das propostas. Durante maio e junho, as propostas passarão poranálise de viabilidade técnica e econômica, por uma comissão multissetorial do Poder Público, responsável por transformá-los em projetos pra serem desenvolvidos em 2020.

Em julho, estes projetos serão disponibilizados também no cidadania.sorocaba.sp.gov.br/participasorocaba e nas Casas do Cidadão para votação. No mês de agosto, a Secid divulgará quais foram os mais votados e farão parte da LOA 2020, a ser enviada pelo Executivo para apreciação da Câmara Municipal até 30 de setembro.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios