Tags

Servidores públicos da Prefeitura de Sorocaba fizeram parte, na última sexta-feira (29), da primeira aula do “Programa Pré Aposentadoria”.

O projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria de Recursos Humanos (Serh) e a Escola Gestão Pública de Sorocaba, tem como objetivo propiciar ao servidor próximo ao período de aposentadoria, a reflexão sobre sua carreira e a possibilidade de escolhas que este novo ciclo lhe trará, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Na primeira aula, novas regras de aposentadoria e previdência fizeram parte de todo o conteúdo, mas o programa contará ainda com temas como empreendedorismo, saúde financeira e relações de pertencimento. A ideia é fazer com que as aulas funcionem como um agente estimulador aos futuros aposentados a pensarem novas possibilidades de atividades que possam ser feitas após a concessão de sua aposentadoria.

Talita de Campos Moraes, uma das coordenadoras à frente do programa, explica que o projeto é importante porque prepara o funcionário que está prestes a se aposentar. “Aposentar é um prêmio, mas sair de um cargo exercido há anos pode trazer problemas pessoais para o servidor. Ele perde o vínculo e os hábitos diários que possuíam com as pessoas em seus cargos públicos, e muitos deles não se preparam para esta nova vida. Então nosso trabalho aqui é fazer essa preparação.”, finaliza a coordenadora.

A psicóloga do curso, Ilda Zaideman Azar conta que aulas são fundamentais para os servidores em situação de pré aposentadoria, pois fazem uma espécie de transição entre a vida atarefada no emprego, para o descanso da aposentadoria. “O programa pode ainda ajudar a pessoa a pensar em novos projetos. Não é porque a pessoa está aposentando que não tem mais projetos de vida.”, frisa.

Vanderlene Lopes, de 51 anos, se aposenta até julho do ano que vem e conta que programa é interessante porque tem feito a enfermeira entender a nova fase de sua vida. “Depois de tanto tempo servindo a população, esse curso pra mim serve como uma ferramenta para me conectar com uma nova fase da vida, com uma nova jornada e uma nova história” conta a servidora. Vanderlene ainda fala que o programa ainda traz um sentimento de felicidade, pois a fez encontrar amigos de longa data, outros servidores que em algum momento cruzaram a vida dela durante a carreira como funcionária pública.

O “Programa Pré Aposentadoria” terá duração de 8 meses com aulas ministradas uma sexta-feira ao mês na Escola de Gestão Pública. Os alunos receberão um certificado de conclusão do curso, desde que tenham pelo menos 80% de frequência nas atividades presenciais e comprometido com os trabalhos, como apresentação de seminários e provas escritas.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios