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Ter interesse verdadeiro pelas pessoas, por seus sentimentos e angústias, ouvi-las e atendê-las. Esse é o lema que a ouvidora geral, Liliana de Jesus, usa em seu dia a dia na Ouvidoria Geral do Município, e é o mesmo que ela levou aos servidores públicos na manhã desta quinta-feira (28), no salão de vidro do Paço Municipal, em um evento alusivo ao Dia do Ouvidor, comemorado em 16 de março.

“Primeiro quero dizer que a Ouvidoria Geral só existe graças à sensibilidade do prefeito José Crespo. Agora, eu abro este dia para também homenagear todos os funcionários da Ouvidoria, pois, sem essa estrutura, nós ouvidores não somos nada. E nesse encontro também, além de celebrar, eu busco informar e conscientizar, mostrando a importância da atuação e eficácia de cada um que esteja de alguma maneira ligado a nós”, explica Liliana.

A programação preparada em especial aos chefes de divisão – que estão diretamente ligados às demandas – teve início com um coffe para confraternização, e em seguida, contou com uma apresentação feita pela ouvidora sobre a evolução da Ouvidoria entre 2017 a 2019. No evento também, a consultora da empresa de Consultoria em Administração Municipal (Conam), Dra. Giselle Bezerra, palestrou sobre o sistema de informação ao cidadão, mostrando qual é de fato o papel do agente público neste universo.

“Me orgulho de ver todo o desenvolvimento da Ouvidoria, e o quanto tem contribuído para a melhoria das políticas públicas da cidade. Quero parabenizar todos os colaboradores envolvidos, que entendem o seu papel não só como agente público, mas também, como ser humano, pois, todos somos cidadãos e temos o dever de servir a população que precisa do nosso olhar, da nossa atenção.

O pedido que eu deixo aqui hoje para todos que trabalham na Ouvidoria, e para os chefes de divisão de cada secretaria, é que respondam ao cidadão como se respondessem um familiar querido, com carinho, e quero que compreendam que, o sucesso de vocês, é o sucesso da cidade!”, declara o Secretário de Gabinete Central, Eric Vieira, que homenageou a ouvidora geral com um vaso de orquídeas.

Na Prefeitura de Sorocaba, a Ouvidoria Geral do Município está concentrada no segundo andar do Paço Municipal, e conta ainda com a Ouvidoria da Saúde, e a Ouvidoria da Guarda Civil Municipal. Dentro disso, os cidadãos podem enviar suas sugestões, solicitações, elogios ou reclamações que serão encaminhadas às Secretarias para tratamento ou apuração do caso. Além do mais, a partir das informações recebidas, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares, ou seja, transformar solicitações individuais em soluções coletivas.

O Ouvidor da cidade de Mairinque, Diogo Protti, também declara sua satisfação com a Ouvidoria de Sorocaba. “Muitas coisas boas estão acontecendo em Sorocaba, e, sem dúvidas, esse é um grande exemplo para nós em Mairinque. Visitei e me interessei ainda mais em conhecer cada parte da Ouvidoria da Prefeitura de Sorocaba pois, quero levar isso pra minha cidade.

Representando o prefeito José Crespo, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, fechou a solenidade agradecendo em nome do prefeito e explicou aos servidores que “é preciso mostrar de fato que você está preocupado com o outro, não só ouvir, mas, acolher, agir e acompanhar, afinal, os funcionários públicos são a vitrine da cidade, onde o governo passa, mas eles continuam”. Ela encerrou sua mensagem com a passagem bíblica que pode ser encontrada no livro de Mateus 11:15 que diz: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Também estiveram presentes no evento, a ouvidora da Saúde, Elaine Fonda, o ouvidor da Guarda Municipal, Roberto Carvajal, o secretário de Recursos Humanos (Serh), Osmar Thibes, a secretária de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (Saj), Ana Lúcia Sabadin e o secretário de Política Sobre Drogas (Sepod), Urban Filho.

Para ser atendido, os canais são: telefone fixo através do 156, on line –sorocaba.sp.gov.br/atendimento, ou enviar mensagem via aplicativo WhatsApp para (15) 99129-2426. Em atendimento presencial, o cidadão pode ir direto na ouvidoria que fica no 2° andar do Paço Municipal, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, ou em qualquer Casa do Cidadão.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

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