Tags

Em alusão ao Dia do Ouvidor, comemorado em 16 de março, nesta quinta-feira (28), a Ouvidoria Geral do Município da Prefeitura de Sorocaba, vai promover às 9h, no salão de vidro do Paço Municipal, um evento com caráter informativo e conscientizador, destinado aos funcionários públicos.

Segundo a ouvidora Geral do Município, Liliana de Jesus, a Ouvidoria funciona como uma ponte entre o cidadão e o poder público, onde os munícipes podem apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias que serão encaminhadas às Secretarias para tratamento ou apuração do caso. Além disso, a partir das informações recebidas, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares, ou seja, transformar solicitações individuais em soluções coletivas.

“O ouvidor além de ouvir, necessariamente precisa gostar. Gostar significa respeitar, se interessar pelas pessoas, seus sentimentos, suas angústias e seus desejos de mudanças. A Ouvidoria é um lugar que acolhe as pessoas que querem ser ouvidas para que seus desejos de mudanças sejam atendidos, existe uma grande diferença entre acolher problemas e acolher pessoas”, explica Liliana.

Cabe então ao ouvidor algumas habilidades importantíssimas neste processo, como a de desenvolver a percepção, a observação, a interpretação das manifestações e do comportamento humano. Saber que além de serem ouvidas, as pessoas também querem ser vistas e entendidas”, expõe a ouvidora.

Ainda segundo ela, o evento que acontecerá nesta quinta-feira, é dedicado a toda a Ouvidoria, com foco na otimização do serviço. Para isso, o encontro terá caráter informativo e conscientizador, contando com uma exposição sobre a evolução da Ouvidoria Geral, que será apresentada pela própria ouvidora, e com a palestra ‘Correlação da Ouvidoria e Sistema de Informação/ E-SIC ao cidadão’, ministrada pela Dra. Giselle Bezerra.

A programação é indispensável aos chefes de divisão pois, será enfatizada a importância de uma resposta rápida e eficaz ao cidadão, bem como a efetivação do serviço solicitado.

Na Prefeitura de Sorocaba, a Ouvidoria Geral do Município está concentrada no segundo andar do Paço Municipal, e conta ainda com a Ouvidoria Geral da Saúde, e a Ouvidoria da Guarda Civil Municipal. Para ser atendido, os canais são : telefone fixo através do 156, on line –sorocaba.sp.gov.br/atendimento , em todas as Casa do Cidadão ou enviar mensagem via aplicativo WhatsApp para (15) 99129-2426.

“Eu sou ouvidora e aprendo a ouvir quando passo a olhar para quem está diante de mim. O olhar valoriza a pessoa, o atendimento passa a ser personalizado e o ouvidor passa a ter condições de observar melhor o comportamento de quem é atendido, e é isso que eu vou passar nesse dia de conscientização e informação”, conclui Liliana.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias