Tags

,

Foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (12), projeto de lei do vereador Renan Santos (PCdoB), em conjunto com o vereador Hélio Brasileiro (MDB), que obriga os hospitais e maternidades da rede pública e privada de saúde na cidade de Sorocaba a fornecerem aos pais ou responsáveis de recém-nascidos orientação e treinamentos de primeiros socorros voltados para situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de recém-nascidos.

Segundo especialistas, é comum o engasgamento com líquidos, leite materno ou mesmo saliva em menores de um ano de idade. Outra ocorrência muito comum é a aspiração de corpo estranho. A aspiração de corpo estranho é um acidente grave e potencialmente fatal que pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas é muito mais frequente em crianças.

“Desta forma, ter alguém no momento do ocorrido com conhecimento para prestar o socorro pode evitar a morte por asfixia ou ainda a passagem de alimento para o sistema respiratório, o que pode ocasionar infecções”, explica Renan Santos.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios