Tags

O vereador Rodrigo Manga (DEM) está cobrando da Prefeitura de Sorocaba melhorias no atendimento ao idoso, inclusive, explicações quanto a investimentos nessa área, por meio de utilização de verbas do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

“Sorocaba conta com uma humilde estrutura para o atendimento do público idoso, com um Clube do Idoso (no bairro de Pinheiros) e um Centro de Referência do Idoso (Vila Progresso). Terceira idade ou melhor idade? O que importa é que o idoso tem direito ao atendimento amplo e digno”, destaca Manga.

No requerimento 265/2019, Manga quer saber qual o atual saldo e a composição de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de Sorocaba, instituído pela Lei Municipal n° 10.667, de 16 de dezembro de 2013. Da mesma forma, solicita, especificamente, quais foram as aplicações dos recursos do referido Fundo nos anos de 2016, 2017 e 2018.

Manga ainda quer saber se há um mapeamento detalhado da população idosa em Sorocaba, uma vez que a expectativa de vida da população brasileira tem crescido ano a ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, ainda, se há previsão ou projeto para implantação de novos centros de convivência para idosos, especialmente na região periférica do município.

“Essa transparência nos dados é importante para sabermos como pode ser melhorada a utilização dessa verba, se há gastos desnecessários ou feitos de forma mais efetiva, a fim de gerar atendimento e ações com mais qualidade aos idosos”, frisa o vereador.

Ele acrescenta que o poder público deve pautar suas políticas em dados estatísticos, contando sempre com o apoio dos Conselhos Municipais temáticos, como o da Criança e Adolescente, da Saúde e do Idoso, que têm natureza deliberativa e, portanto, competente para direcionar as ações públicas voltadas à coletividade.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios