Tags

Em comemoração aos 10 anos da Escola de Gestão Pública “Dr. José Caetano Graziosi”, a Prefeitura de Sorocaba promove a revitalização do espaço com reforma e manutenção.

As ações, além de celebrar o aniversário, contribuem na valorização dos trabalhos desenvolvidos para capacitação e qualificação dos servidores da Administração Pública Direta e Indireta.

Além da reforma, estão sendo preparadas pela equipe da Seção de Treinamento – Escola de Gestão Pública, diversas ações alusivas às comemorações dos 10 anos da EGP, a serem divulgadas no site oficial:http://recursoshumanos.sorocaba.sp.gov.br/egp/

A EGP
A EGP nasceu dos anseios e da necessidade da evolução de um processo continuo de capacitação, qualificação e profissionalização no Serviço Público, com a sua origem no Curso de Administração Pública Municipal, (com 1ª turma formada em 1990).

Com a destinação de recursos específicos, provenientes do BNDES, em 2009 foi inaugurada a sede da Escola de Gestão Pública, que leva o nome“Dr. José Caetano Graziosi”, em homenagem ao juíz falecido em 2000 que serviu a prefeitura de Sorocaba por muitos anos. Hoje a EGP é amplamente reconhecida como uma conquista, sendo indispensável no auxilio da consolidação de uma política pública voltada à qualidade dos serviços prestados à municipalidade.

Atualmente, a Escola de Gestão Pública é vinculada à Rede de Escolas de Governo e a sua implantação possibilitou a inserção do servidor em um novo contexto cultural do Serviço Público, por meio da Trilha de Desenvolvimento do Servidor (Integração, Curso de Introdução ao Serviço Público, Curso de Fundamentos da Administração Pública, Programa de Desenvolvimento de Lideranças, Oficinas para Equipes de Trabalho, Workshops, Cursos Sob Demanda e Programa Pré-Aposentadoria).

A Escola de Gestão Pública é uma unidade vinculada à Seção de Treinamento, Divisão de Desenvolvimento de Pessoas e Secretaria de Recursos Humanos e, vale ressaltar, que todos os cursos disponibilizados são ministrados pelos próprios servidores de carreira, alguns, inclusive, com 30 anos de experiência em administração municipal.

Depoimento de instrutores:
A psicóloga e instrutora, Angela Freitas, explica que “um dos pontos fundamentais para a evolução da escola na formação de servidores municipais é buscar o equilíbrio entre trazer o conhecimento e inovação externa e melhores práticas do mercado, aliado à instrutoria interna, que valoriza a expertise do servidor e promove a gestão do conhecimento na organização. Quando há oportunidade de desenvolver um treinamento com a participação de instrutor da própria Administração, proporcionamos aos servidores/alunos maior troca de conhecimento/experiência já que o assunto é discorrido pelo próprio especialista da área”, diz.

O servidor Edinaldo Souto Proença relata “ser instrutor na EGP é a realização de um sonho, na verdade não ensinamos e sim compartilhamos nossas experiências de trabalho e vida,  e temos o privilégio de trocar experiências com valorosos profissionais das mais variadas áreas da Administração Pública. E nosso principal objetivo é alcançar um Serviço Público de excelência, com comprometimento, qualidade e eficácia, para tornar Sorocaba uma cidade cada vez melhor pra se viver”.

A psicóloga Ilda Zaideman Azar fala: “da importância de participar como instrutora dos cursos da EGP, pois a cada participação sai enriquecida com a troca de informações e experiências”. Acredita que a EGP: “proporciona o aprimoramento constante do Servidor e dá oportunidade para que desde o início da carreira até sua finalização, com a aposentadoria, possa sempre melhorar e contribuir de forma efetiva para o Serviço Público e tenha uma vida funcional feliz e produtiva e assim garantir a manutenção de Políticas Públicas”.

José Geraldo, técnico de recreação e lazer, um dos instrutores do curso de Pré Aposentadoria, conta que “a EGP é uma grande oportunidade de fomentar processos reflexivos sobre o aprimoramento pessoal e profissional do servidor, propiciando assim, um trabalho focado no atendimento satisfatório da população”, conclui ele.

A EGP segue com firme propósito de trazer os melhores e mais inovadores recursos de qualificação, além de proporcionar a troca de conhecimentos, fortalecer a rede de relacionamentos e motivar o Servidor.

Para acompanhar a programação, basta acompanhar no site http://recursoshumanos.sorocaba.sp.gov.br/egp/

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios