Tags

Na manhã do último sábado (2), foi realizado o “Dia D” de combate ao mosquito Aedes aegypti. Um total de 1.180 kg de criadouros foram removidos e 1.709 residências foram visitados pelo arrastão e bloqueios de casos.

O evento teve como objetivo promover conscientização e sensibilidade da população, além do trabalho em campo para combater o vetor em Sorocaba.

A ação foi um dia de muito empenho por meio dos mais de 300 servidores de todas as secretarias da Prefeitura de Sorocaba que estiveram em 11 pontos da cidade para promover a conscientização e sensibilidade da população no combate do mosquito Aedes aegypti.

O trabalho em campo de agentes da Zooonoses contou com dois caminhões realizando a ação de arrastão de objetos que possam acumular água parada e quatro equipes fizeram visitas casa a casa e outras três equipes estiveram com a incumbência da fiscalização. Mais de 500 criadouros foram tratados com veneno para matar as larvas do Aedes.

A ação na praça Coronel Fernando Prestes, contou com a instalação do “Mosquitão da Dengue”, e com a exposição de diversos criadouros do Aedes Aegypti, amostra de larvas, de ovos e mosquitos adultos do Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. Além disso, rolou um jogo de memória de criadouros, distribuição de material educativo e a mobilização dos munícipes sobre todos os sintomas da Arbovirose, contando com orientações sobre a prevenção, controle e cuidados dos Aedes.

A Secretaria de Saúde (SES) informa que sobre denúncia de criadouros do Aedes aegypti, as pessoas devem acionar a Zoonoses por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou ainda procurar uma das Casas do Cidadão para registrar a ocorrência. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias