Tags

As Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba (UBS), atualmente, totalizam uma demanda reprimida de mais de 2 mil pessoas que aguardam pela cirurgia de blefaroplastia (cirurgia de pálpebras).

Com estes números em mãos, o vereador Dr. Hélio Brasileiro protocolou requerimento nesta segunda-feira (21), questionando o Poder Público sobre as formas de agilizar o atendimento.

A blefaroplastia é uma cirurgia destinada a remover a pele enrugada e sem elasticidade das pálpebras superiores e inferiores dos olhos. A condição, por sua vez, atinge principalmente os idosos. De acordo com Dr. Hélio, que é médico de formação, o quadro clínico pode trazer uma série de transtornos. “A dificuldade visual causada pelo problema chega a afetar a locomoção, aumentando risco de acidentes por queda e tirando a dignidade do idoso, que passa a depender de terceiros para realização de atividades cotidianas. Essa junção de fatores pode evoluir para um estado depressivo”, explica.

A propositura, ainda, pede explicação a respeito de haver poucas vagas mensais nas unidades de saúde para encaminhamento dos casos. “Em um universo onde cada uma das trinta e duas UBS possua somente duas vagas mensais para esta intervenção cirúrgica, seriam necessários longos 32 meses para zerar a fila de espera, isso se não surgissem novos casos”, expõe o parlamentar. Assim que o requerimento for aprovado em sessão ordinária da Câmara, a Prefeitura terá quinze dias para se manifestar sobre o caso.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios