Tags

O vereador Rodrigo Manga (DEM) está propondo que a Prefeitura de Sorocaba articule a integração da Guarda Civil Municipal (GCM) ao programa Vigilância Solidária (PVS), desenvolvido pela Polícia Militar em alguns bairros do município.

“O Programa Vizinhança Solidária, da PM, tem sido uma importante e eficiente ferramenta para mobilização social e integração entre a sociedade civil e a polícia, para aumentar a sensação de segurança e coibir a criminalidade. E por que não ampliar também para a participação da GCM?”, destaca Manga.

A adesão da população é voluntária, ou seja, o programa é aberto todos os interessados e pode ser implantado em qualquer comunidade. Como o programa baseia-se na interação humana e potencialização das relações interpessoais de uma comunidade, um canal direto, inclusive via grupos em whatsapp, reúne os moradores de uma determinada região da cidade e um policial específico.

“Quando acontece um roubo, alguma desinteligência ou mesmo suspeita de algo fora da normalidade, o munícipe dá um alerta via whatspp; pode tirar foto, gravar áudio ou escrever mensagem; e o policial depois pode intervir. Seria interessante que um GCM que more no bairro, e faça parte daquela comunidade, também estivesse nesse grupo. A GCM poderia atender as demandas que não caberiam exclusivamente à PM”, destaca o vereador.

Manga já fez contato com policiais militares de Sorocaba que participam do PVS em Sorocaba, que elogiaram a iniciativa e defendem a ampliação do programa. Destacaram que não há custos para a implantação da iniciativa, o que depende exclusivamente da motivação do comandante de cada comunidade e do envolvimento da população.

“Todos ganham com essa aproximação entre GCM, PM e sociedade. Com a nomeação do ex-comandante da Polícia Militar aqui na região de Sorocaba, coronel Antônio Valdir, para atuar como secretário municipal da Segurança e Defesa Civil, acredito que será muito mais fácil viabilizar propostas como essa. Vamos nos empenhar”, finaliza Manga.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios