Tags

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba comemora nesta terça-feira, 4 de dezembro, com um evento às 14h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), seus 31 anos de existência e trabalhos prestados à comunidade.

Durante toda esta semana, a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) divulgará uma série de reportagens sobre a guarda, suas histórias, suas ações, destacando personagens que fizeram da corporação de Sorocaba uma das principais do país, e mostrando a habilidade de GCMs que cumprem funções sociais fora do horário de trabalho que muito tem ajudado a população.

Criada por meio da Lei Municipal nº 2.626 de 4 de dezembro de 1987, na gestão do então prefeito Paulo Mendes, a GCM tem a responsabilidade de proteger e preservar os bens públicos e serviços à população, e vem cumprindo o papel a que lhe foi atribuído.

Conforme determina a Constituição Federal de 5 de outubro de 1988, o GCM deve, sobretudo, proteger os direitos e garantias individuais de cada cidadão, assegurando a garantia da vida, liberdade, igualdade e segurança a propriedade. Sendo assim, o lema “Proteger e Servir” foi escolhido para representar a equipe, demonstrando suas responsabilidades e valores adotados.

Para o Comandante da GCM, Marcos Mariano, o governo José Crespo transformou o trabalho da guarda. Segundo o Comandante, graças ao atual prefeito, a corporação é capacitada para atuar até mesmo fora de suas obrigatoriedades. “Além de estabelecer uma identidade a ser seguida por toda a equipe por meio do cumprimento de sua missão institucional, nossos guardas são capazes de atender as necessidades da população como um todo. Temos casos recorrentes de primeiros socorros, apreensão de furtos ou tráfico de drogas e até mesmo na contenção de pessoas com distúrbios mentais, reafirmando nosso comprometimento com a ordem municipal”, disse.

Na gestão do prefeito José Crespo, a preocupação com a segurança do município acabou se tornando uma de suas principais bandeiras de trabalho, explica o secretário de Segurança e Defesa Civil, Jefferson Gonzaga, ressaltando que o prefeito é o principal responsável por tornar a GCM Sorocaba referência nacional nos trabalhos desenvolvidos. “Por ter um olhar extremamente humanizado, o Prefeito vem investindo constantemente na formação do corpo de Guardas Municipais, tornando a nossa equipe referência não só regionalmente, mas como em todo o país por sua eficiência de atuação. Nosso grande diferencial é o perfil de atuação dos guardas, não só os que trabalham nas ruas, mas também os do setor administrativo. E é esse perfil que nos utilizamos como nossa principal estratégia de combate a irregularidade.”, afirmou o Secretário.

Gonzaga lembra, ainda, que é necessário que os GCMs estejam aptos a receberem toda a capacitação oferecida, além de estarem a par de qualquer chamado para que de fato, se sintam parte da gestão municipal. “Eu aproveito a oportunidade para destacar o comprometimento da nossa equipe. Por ter sido secretário adjunto antes de assumir a pasta, fui primeiro a campo para depois cuidar do administrativo de nossa segurança – graças a essa trajetória, afirmo que a nossa equipe faz muito mais do que suas obrigações. A Guarda Civil Municipal está cada vez mais próxima da população, sendo base de confiança nos momentos de tensão. Nossos guardas já foram acionados até mesmo em momentos de atuação da polícia Militar, demonstrando o grande apreço que o sorocabano possui por nossa Família Azul e Branco.”, completou o Secretário de Segurança e Defesa Civil de Sorocaba.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios