Tags

Nesta sexta-feira (30), das 9h às 13h30, será realizada a abertura das comemorações do 20º aniversário da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) participarão da programação.

O evento de abertura ocorrerá no Recinto Júlio Prestes, localizado na avenida Antonio Maria Piscena, 34, em São Roque (SP).

Criada pela Lei Estadual n° 10.100 de 01/12/98 e alterada pela Lei Estadual nº 11.579 de 2 de dezembro de 2003, a APA Itupararanga é administrada pela Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), e está situada na região da bacia hidrográfica formadora da Represa de Itupararanga. A unidade protege um excelente manancial com áreas verdes que representam remanescentes vegetais e refúgio da vida silvestre. O rio Sorocabuçu, juntamente com o rio Sorocamirim formam o rio Sorocaba, principal afluente do reservatório.

“Muito importante participarmos desse encontro comemorativo. A equipe da Sema levará uma exposição de animais taxidermizados da fauna do rio Sorocaba com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre os impactos positivos das ações para a recuperação do nosso rio”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures. No local, o público poderá ver, por exemplo, ratão-do-banhado, jacaré-de-papo-amarelo, biguá, frango d’água, entre outros.

Já o Serviço Autônomo de Água e Esgoto levará um stand com banners explicativos com fotos das represas e da ETA Cerrado. A equipe de Educação Ambiental do Saae vai mostrar como se faz uma mini cisterna para captação de água de chuva e como se faz um vaso freático antidengue, além de distribuir folders e orientações sobre o consumo consciente da água. Além disso, um representante do Saae vai falar do trabalho realizado pela autarquia.

“A APA é de extrema importância para a nossa água. O Saae-Sorocaba avalia possibilidades para a autarquia contribuir com o reflorestamento de espécies de mata atlântica em algumas das nascentes”, afirma o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Programação continua até dia 16 de dezembro

A programação do 20º aniversário da APA de Itupararanga continuará até o dia 16 de dezembro e acontecerá nos municípios que integram a Unidade de Conservação: Votorantim, Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Sorocaba.

Neste sábado (1º), das 9h às 11h, Sorocaba e Votorantim farão uma Caminhada Ecológica nas margens do Rio Sorocaba, com saída simultânea de dois pontos: Cachoeira da Chave e Centro de Educação Ambiental (CEA Rio Sorocaba). Participarão funcionários do Saae e da Sema, que estarão com luvas e sacos de lixo para recolher todos os resíduos que forem encontrados no caminho.

Já à tarde, das 14h às 17h, será feito um Tour da Água, que percorrerá o seguinte trajeto: Parque das Águas, Barragem de Itupararanga, Cachoeira da Chave, Usina Cultura e Parque das Águas. A atividade de Educação Ambiental ocorrerá numa parceria da Sema Sorocaba, Sema Votorantim e Saae Sorocaba.

No dia 6 de dezembro, das 9h às 11h, será feita uma visita monitorada à ETA Cerrado. Já no dia 11, das 9h às 11h30, a terceira idade do Clube Ecológico Roda Viva participará de uma Roda de Conversa “APA Itupararanga” no Parque da Biquinha, com o gestor da APA Itupararanga/APA Tietê, Waldnir Gomes Moreira.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias