Tags

O cirurgião-dentista Valter Zamur e o professor Edson Gambacorta foram agraciados, respectivamente, com o Título de Emérito Comunitário e a Comenda Mérito em Educação, por iniciativa do vereador Engenheiro Martinez (PSDB), que ressaltou os inestimáveis serviços prestados pelos homenageados ao Município de Sorocaba.

As honrarias foram entregues em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quarta-feira, 28, no plenário da Casa. Além do vereador, compuseram a mesa de honra da solenidade o ex-governador do Distrito 4620 do Rotary Internacional, José Carlos Miguel, e a professora Sonia Chébel Mercado Sparti, doutora em Educação pela PUC-SP.

Valter Zamur é paulista de São Manuel, onde nasceu em 10 de janeiro de 1942, vindo para Sorocaba com a família com apenas um ano de idade. Abriu seu consultório na Rua São Bento em 1958. Também trabalhou no Sesi de Sorocaba por 12 anos. Fez mestrado e doutorado em Prótese Dental e Clínicas Odontológicas e tem pós-graduação em implante odontológico na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Foi secretário municipal de Saúde no primeiro governo Pannunzio e trabalhou na Regional de Saúde de Sorocaba durante 24 anos. Integra a Maçonaria e participa de vários projetos filantrópicos na cidade.

Edson Gambacorta é natural de Sorocaba, onde nasceu em 22 de outubro de 1947. Em 1972, começou a ministrar aulas de ciências em escolas estaduais de Araçariguama e Piedade, efetivando-se como professor titular, a partir de 1980. Fez vários cursos de pós-graduação, notadamente em Pedagogia Educacional, Administração Escolar e Supervisão Escolar. Foi diretor de três escolas em Piedade, entre elas, a Escola Cônego José Rodrigues, em cujo cargo se aposentou em 2001. É membro da Maçonaria, contribuindo com diversas atividades filantrópicas do Rotary Club de Sorocaba Manchester.

A sessão solene – que contou com apresentações musicais de Auro Camargo – foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; Canal 9 da NET) e pode ser vista na íntegra no seguinte endereço eletrônico: https://youtu.be/naVEdY4y4LQ.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba