Tags

O Dia do Biomédico, comemorado anualmente em 20 de novembro, foi celebrado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba realizada na noite de terça-feira, 27, no plenário da Casa, por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB).

Em Sorocaba, a data foi instituída por meio da Lei 11.447, de 26 de outubro de 2016, de autoria do então vereador Francisco Moko Yabiku.

Além de João Donizeti, a mesa de honra da sessão solene contou com a presença das seguintes autoridades: reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso), Rogério Profeta; vice-presidente do Conselho Regional de
Biomedicina, Wilson de Almeida Siqueira; e o delegado do Conselho Regional de Biomedicina I em Sorocaba, Eric Diego Barioni.

A Biomedicina surgiu no Brasil em 1966. Atualmente, já está consagrada como profissão e possui profissionais ocupando cargos e funções relevantes em cerca de 35 áreas da saúde, como análises clínicas, citologia, reprodução humana, acupuntura, toxicologia, análise ambiental, banco de sangue e microbiologia, entre outras.

O biomédico é responsável por realizar exames que possibilitam o diagnóstico por imagem, elucidar crimes por meio de análises de tecidos na Polícia Federal ou Civil, realizar exames de biologia molecular, pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias, fazer manipulação de microrganismos para que possam ser industrializados como medicamento, e realizar exames clínicos em laboratórios e hospitais para ajudar na identificação de agentes causadores de patologias humanas, intoxicações, entre outras funções.

Também é responsável pela identificação, classificação e estudo de microrganismos causadores de enfermidades; desenvolve medicamentos e produz vacinas para combater infecções; realiza exames e interpreta resultados das análises clínicas, além de diagnosticar doenças e realizar análises bromatológicas para verificar contaminações em alimentos.

Durante a sessão solene, que contou com apresentações musicais de Ananda Jacques (voz e violão), foram homenageadas as seguintes profissionais: Claudia Cristina Borim Fernandes, Elizabete Lie Mizushima Sakano e Maria Inês Migliorini Vernaglia. O evento foi transmitido pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo) e pode ser visto na íntegra no portal da Câmara através do seguinte endereço eletrônico: https://youtu.be/JYqaj82S6ko.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba