Tags

Nesta quinta-feira (29), das 9h às 15h, Sorocaba terá o 1º Fórum de Educação para as Relações Étnico-Raciais no Centro de Referência em Educação “Dom José Lambert” (CRE), no Jardim Saira. O evento é aberto ao público.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e da Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN) e do ETNS – Grupo de Pesquisa Educação, Territórios Negros e Saúde da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), o encontro contará com palestras, troca de experiências, oficinas e atividade cultural.

O objetivo do fórum é contribuir para a construção de conhecimentos teóricos e práticos sobre as relações étnicos-raciais e estabelecer discussões sobre a CNE/CP n° 01 de 2004 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

O secretário da Educação, André J. Gomes, destaca a importância do evento. “É fundamental que tenhamos cada vez mais agendas voltadas para questões étnico-raciais. Fomentar a discussão no âmbito das escolas e em eventos como este proporciona a propagação da cultura da convivência respeitosa e da solidariedade entre os diferentes grupos humanos que formam a totalidade do nosso povo”, salienta.

Buscando esse objetivo com qualidade e alinhamento das ações, o fórum vai funcionar como formação para professores e gestores escolares da Rede Municipal de Ensino.

Já a secretária da Cidadania e Participação Popular, Suélei Gonçalves, agradece o empenho da Coordenadoria de Igualdade Racial, representada por Joana D´Arc de Almeida, e também do Conselho do Negro, representada pelo presidente José Marcos de Oliveira. “É muito importante essa parceria entre secretarias, o Conselho Municipal da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba e a universidade para tratar de um assunto essencial para a formação da nossa sociedade na promoção da igualdade étnico-racial”, destaca a titular da pasta.

do Negro, representada pelo presidente José Marcos de Oliveira. “É muito importante essa parceria entre secretarias, o conselho e a universidade para tratar de um assunto essencial para a formação da nossa sociedade na promoção da igualdade étnico-racial”, destaca a titular da pasta.

O Centro de Referência em Educação está localizado na rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira. Segue abaixo a programação completa:

Dia 29 de novembro (quinta-feira)

09h00 – Recepção: Música Ananda Jacques e Composição de Mesa

09h30 – Palestra 1: Profa. Dra. Rosana Batista Monteiro (UFSCar)

10h30 – Palestra 2: Prof. Dr. João do Prado (Universidade Federal de São Paulo)

13h00 – Palestra 3: Solange Aparecida da Silva Brito (Faculdade Anhanguera de Sorocaba)

13h30 – Flavinho Batucada e Centro Cultural Quilombinho

14h00 – Oficina: Grupo de Trabalho

14h30 – Socialização para multiplicação

15h00 – Encerramento: Grupo Aiyê: Artes e poéticas de terreiro

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios