Tags

O pedagogo e mestre de capoeira Eduardo Alves Santos, o Mestre Falcon, já falecido, que desenvolveu um intenso trabalho de valorização da capoeira em Sorocaba e região, foi homenageado, in memoriam, com a Comenda Referencial de Ética e Cidadania da Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), em sessão solene realizada na noite de segunda-feira, 26, no plenário da Casa.

Além da vereadora, a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: José Marcos de Oliveira, presidente do Conselho da Comunidade Negra; Carlos Carvalho Cavalheiro, escritor e historiador; José Joaquim (Mestre Baiano); e Jaime Balbino (Mestre Jaime), presidente da Associação Sorocabana de Capoeira (Asca). O evento, que teve como objetivo ressaltar a importância cultural e educativa da capoeira, também contou com apresentações de capoeiristas.

Alagoano do município de São Brás, Eduardo Alves Santos saiu de Alagoas aos 13 anos, mudando-se para a cidade de São Paulo, onde começou a treinar capoeira com Mestre Joel. Em 1977, mudou-se para Sorocaba e, dois anos depois, assumiu a direção da Academia Cordão de Ouro, posteriormente transformada em Academia Ginástica Nacional.

Desenvolveu um amplo trabalho socioeducativo e cultural em Sorocaba e região, fundando, junto com outros artistas, a Associarte (Associação dos Artistas de Sorocaba e Região). Também escritor e pesquisador de história e cultura de origem africana, foi coautor de três livros da Coleção Biblioteca Sorocabana e lançou a revista Capoeira Nacional: O Legado de Zumbi na Terra Rasgada.

Pedagogo formado pela Uniso, era pós-graduado em Psicologia na USP, com um trabalho sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes. Criou o projeto “Capoeira Cidadã”, buscando desenvolver a cidadania plena e a conscientização dos direitos e deveres de seus adeptos. Eduardo Alves Santos, o Mestre Falcon, morreu em 20 de novembro de 2017, aos 59 anos.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra no portal da Casa, através do seguinte correio eletrônico: https://youtu.be/d5aBkHXDYZM

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba