Tags

Na manhã deste domingo (25), o vereador Dr. Hélio Brasileiro (MDB) foi convidado a conhecer o Instituto Magnus, centro de treinamento de cães-guias voltados a deficientes visuais, inaugurado no mês de setembro de 2018.

O convite surgiu após a sanção da Lei 11.608/17, de autoria do parlamentar, que obriga comércios a afixarem cartaz de conscientização sobre direitos de portadores de deficiência visual de ingressarem e permanecerem acompanhados de cão-guia nos referidos locais.

Recepcionado pelo diretor do programa, Thiago Teba Pereira, e acompanhado pelo cão-guia “Hebe”, o vereador conheceu as dependências do centro de treinamento localizado nas proximidades do km 116 da Rodovia João Leme dos Santos, que compreende maternidade, canil, hotel para deficientes visuais em adaptação e administração. “Um cão treinado para esta finalidade custa em média R$60 mil, mas o instituto atua como projeto social, entregando o animal sem custos para o deficiente”, explicou Dr. Hélio. “Em breve nossa região vai se tornar referência na América Latina para este tipo de ação, que visa única e exclusivamente melhorar a qualidade de vida dos deficientes visuais”, completou o vereador.

De acordo com Thiago, dentre as dificuldades na formação do cão-guia está a necessidade de se encontrar mais famílias socializadoras, que são aquelas que convivem com o animal por aproximadamente 12 meses, frequentando todo tipo de ambiente, até a entrega ao deficiente visual. Para colaborar com essa busca, o vereador Dr. Hélio Brasileiro vai promover uma audiência pública no início de 2019, visando expor o tema junto a sociedade. “Estamos aqui para ajudar pessoas e, quando vemos o primeiro contato do cão com o deficiente, não tem como não se emocionar”, disse Thiago.

Ao final da visita, Dr. Hélio Brasileiro conheceu os oito cães já treinados e aptos a serem destinados aos deficientes visuais. A entrega está prevista para fevereiro de 2019.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios