Tags

, ,

O secretário de Saneamento de Sorocaba, Alceu Segamarchi Junior, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), na última sexta-feira (16), e foi levado por familiares às pressas ao Hospital Albert Einstein, na capital.

Segundo informou a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), Segamarchi foi transferido, na terça-feira (20), da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para um quarto de semi-intensiva.

O AVC, também conhecido como derrame cerebral, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. Há também o caso hemorrágico, quando há sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.

A Secom não informou como ficará a titularidade da Secretaria de Saneamento diante do quadro clínico de Segamarchi.

Além da pasta de Saneamento, Segamarchi também é presidente do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas e presidente da Unidade de Execução de Programa (UEP) da Prefeitura de Sorocaba. Sobre o comando de Alceu, estão serviços como Coleta de Lixo e Varrição da cidade, os estudos sobre a construção da usina para transformar lixo em energia, além de obras viárias financiadas pela CAF, como a marginal do córrego Itanguá, viaduto da avenida J.J. Lacerda com Ipanema, entre outras.

Recentemente, ele esteve em viagem à Europa, acompanhado do diretor-geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva. Eles visitaram projetos voltados para a área de reaproveitamento do lixo como fonte de energia e também de distribuição de água.

Envolvido em polêmica desde sua nomeação, Segamarchi havia sido cedido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para atuar na captação de recursos, mas deixou o posto após a cassação do prefeito José Crespo (DEM). O prefeito declarou que ele atuaria a custo zero para a cidade, mas posteriormente o município foi obrigado a reembolsar o Governo do Estado.

Em novembro de 2017, a Prefeitura quase teve seu CNPJ cadastrado no Cadin (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais) por conta do débito referente aos salários de Alceu. O débito, de R$ 69.554,36, já foi quitado.

Alceu Segamarchi Junior foi engenheiro e consultor da Fepasa, Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Governo de SP, por quatro anos, e coordenou os Programas Serra do Mar e Litoral Sustentável, das Secretarias do Planejamento, Habitação e Meio Ambiente de SP. Em 2016, assumiu a Secretaria Nacional de Saneamento.

Em 2018, foi nomeado Secretário de Recursos Hídricos na Prefeitura Municipal de Sorocaba, pasta que depois foi rebatizada para Saneamento.

Fonte: Jornal Ipanema e Jornal Zona Norte Sorocaba

Anúncios