Tags

O secretário de Licitações e Contratos da Prefeitura de Sorocaba, Hudson Zuliani, esteve na Europa com a missão de representar o prefeito José Crespo em um debate sobre investimentos em infraestrutura para municípios.

O Seminário, promovido pelo Ministério da Economia e Finanças de Paris e realizado no bairro administrativo de Bercy, foi oportunidade para que prefeitos de cidades de todo o mundo pudessem trocar experiências, discutir assuntos em comum para os países, além de cumprir uma extensa agenda de visitas a pontos estratégicos de proteção à recursos naturais.

Durante mesa redonda com autoridades europeias, Zuliani e os líderes franceses puderam discutir Parcerias Público-Privadas (PPPs) – com base em experiências francesas -, tendo como ponto de partida o acordo de cooperação assinado entre o Ministério da Economia e Finanças da França e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) do Brasil.

No Brasil, esse programa de cooperação é coordenado pelo MDG e gerenciado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Na França, a cooperação é financiada pela Agence Française de Développement AFD e implementada pela Expertise France, agência francesa de cooperação técnica.

Durante o encontro, Zuliani e os demais participantes do seminário tiveram a oportunidade de conhecer a Estação de Tratamento de Água Potável, além da Estação de Despoluição de Águas Residuais, ambas em Versailles. O secretário de Licitações de Sorocaba esteve ainda em visita à cadeia global de incineração de resíduos sólidos e compostagem com centro de triagem considerada de última geração TSA2, na cidade de Saint Ouen l’Aumôna, região metropolitana de Paris.

Em Lyon, a visita foi ao Sindicato Misto dos Transportes para o Rhône e à Região Metropolitana – Systral, Autoridade Organizadora da Mobilidade da Região Metropolitana de Lyon, onde discutiram sobre formas de cooperação entre municípios, suas atribuições e os principais modos de gestão dos serviços urbanos na França. Ainda na mesma cidade, Hudson Zuliani participou de uma reunião sobre governança e financiamento, delegação de serviços públicos, além do papel do transporte na transformação da cidade.

Na Rhônexpress, o grupo de representantes municipais pode conhecer o contrato de concessão da estação intermodal de Vaulx, em Velini, e o projeto de desenvolvimento urbano de Voulx la Soie, que incluiu a linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), T3 e linha Tram-Trem para o aeroporto Rhône Express, considerado um dos mais modernos.

O término da agenda de compromissos de Hudson Zuliani a França foi a visita à cidade de Rillieux La-Pape, onde o grupo onde estava o secretário de Licitações de Sorocaba, foi recebido pelo prefeito Alexandre Vincendet, que apresentou o contrato de desempenho energético implantado para a administração da iluminação pública e a redução das despesas em energia. Todo o investimento e despesas de viagem e hospedagens de Zuliani para o evento foram integralmente financiadas pela FNP – Frente Nacional de Prefeitos.

Ao término da visita, Zuliani disse: “Agradeço ao prefeito José Crespo por ter me confiado essa missão, estando certo o prefeito e povo de Sorocaba, que todos os conhecimentos adquiridos serão revertidos no aprimoramento do plano de governo nessas áreas e em benefício de Sorocaba”, finalizou.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios