Tags

Uma pesquisa inédita sobre a idade inicial de experimentação de álcool e drogas por crianças e adolescentes nas escolas de Sorocaba será tema de audiência pública na Câmara Municipal no dia 9 de novembro, sexta-feira, às 10h, por iniciativa do vereador Rodrigo Manga (DEM).

O estudo realizado pelo grupo Coalizão Sorocaba, com participação de 1.537 alunos, constatou indicadores relevantes de consumo de drogas nas escolas, como idade inicial de experimentação, motivações, formas de acesso e padrões de uso. “A importância deste estudo está em entender como as crianças e adolescentes começam a usar as drogas e, mais ainda, quais são os fatores de proteção observados no grupo que não experimenta. Dessa forma será possível propor ações efetivas de prevenção”, afirma o presidente da Câmara Municipal.

Participarão da audiência pública representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Sorocaba, Poder Judiciário, Ministério Público, dos conselhos municipais, de clínicas de reabilitação e demais entidades que atuam na prevenção do uso de álcool e drogas. Com base nos dados da pesquisa, serão compostos comitês para aplicação de ações preventivas. “O objetivo é transformar as comunidades em espaços livres das drogas”, conclui Rodrigo Manga.

Lançado pela Secretaria de Igualdade e Assistência Social e pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, o grupo Coalizão Sorocaba baseia-se em ações da CADCA – Coalizões Comunitárias Antidrogas da América – uma organização não governamental (ONG) nos Estados Unidos que busca a redução sustentável nos índices de abuso de substâncias químicas em níveis populacionais.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios