Tags

O prefeito José Crespo participou nesta quarta-feira (24), ao lado de secretários, de uma audiência pública de apresentação dos projetos para a recuperação do Aeroclube de Sorocaba, construção de pista de aeromodelismo no Parque Porto das Águas e a construção da sede do Grupo Escoteiros do Ar Albino Bueno de Camargo.

O evento ocorreu no Centro de Referência em Educação (CRE), localizado no Jardim Saira, e foi realizado pela Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan).

O objetivo da audiência pública foi apresentado pela secretária de Planejamento e Projetos, Mirian Zacareli, que enfatizou o programa para recuperação do Aeroclube, reconhecendo sua importância história.

O prefeito José crespo chamou o projeto como um “Complexo Aeronáutico de Sorocaba”, reconhecendo o alto grau de complexidade do assunto, envolvendo várias modalidades e atores e fez um apelo: “É de fundamental importância que todos se informem e opinem sobre o projeto a ser apresentado, para que possamos dar sequência em todas as ações e assim avançarmos. Queremos diálogo e transparência total para que o governo, em parceria com a iniciativa privada, trabalhe em prol do interesse da população!”, concluiu.

O presidente da Associação dos Operadores de Aeroporto de Sorocaba, Ari Bordieri Junior, enfatizou a importância do aeroporto local como referência em aviação executiva e como um dos principais núcleos de manutenção de aeronaves do mundo. Explicou também sobre os avanços na obtenção da nova torre de controle de tráfego aéreo para a internacionalização do espaço, possibilitando a ampliação do seu potencial de prestação de serviços.

A apresentação do projeto ficou sob a responsabilidade do engenheiro Telmo Pereira Cardoso, diretor de área da Secretaria de Planejamento de Projetos e ex-presidente do Aeroclube de Sorocaba, que começou falando sobre a recuperação do Aeroclube de Sorocaba, que tem sua permissão de uso se encerrando em dezembro de 2018.

Luiz Alberto Fioravante, secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, enfatizou a importância do aeroclube de Sorocaba como berçário na formação de muitos pilotos. “Precisamos preservar a história da aviação local, não podemos perder esse marco. Quando não existe um ambiente acolhedor, as empresas fazem revoada, possibilitando que deixem de investir e trabalhar no aeroporto de Sorocaba. Novo foco deve ser de manter o aeroclube operando em Sorocaba”, enfatizou.

O aeroporto “Bertran Luiz Leupolz” é um dos maiores polos de serviços aeronáuticos da América Latina e o segundo do mundo, mantendo centros de manutenção de grandes companhias de aviação mundial como Embraer, World Way Aviation (WWA), Dassault Falcon Jet, Conal, entre outras. Para o diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), a importância estratégica do aeroporto para Sorocaba é um grande diferencial para a instalação e manutenção das indústrias em Sorocaba. “Atualmente o aeroporto de Sorocaba é um grande atrativo para o setor industrial e, as melhorias propostas são um avanço muito grande para alcançarmos um nível de excelência”, concluiu.

Outro projeto apresentado foi a construção de uma pista de Aeromodelismo de Vôo Circular Controlado (VCC) no Parque Porto das Águas. Com suas atividades paralisadas desde fevereiro de 2018 no aeroporto de Sorocaba, a possibilidade da construção da nova pista trouxe uma boa opção, inclusive para outras modalidades relacionadas. A pista de aeromodelismo Ayrton Senna, no Aeroclube de Sorocaba foi um local de lazer e desporto, que agora poderá voltar a ter seu papel de destaque no novo c0mplexo aeronáutico de Sorocaba.

Também foi discutida a construção da sede do Grupo Escoteiro do Ar “Albino Bueno de Camargo” em uma área próxima ao aeroporto, visto que o espaço atual que ocupam no aeroporto não comporta mais o número crescente de crianças e jovens que têm participado de suas atividades. Completando 20 anos de fundação, o Grupo Escoteiro ABC conta com 81 jovens e crianças.

Estiveram presentes no evento o secretário de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira; o secretário da Fazenda (Sefaz), Marcelo Regalado; o secretário de Gabinete Central (SGC), Eric Vieira; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), Robson Coivo; a secretária de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais, Ana Lúcia Sabbadin; o secretário de Educação, André J. Gomes; o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jesse Loures; a secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira, e o chefe do gabinete do Poder Executivo, Alexandre Robim, além de representantes da secretaria de Segurança e Defesa Civil e da Ouvidoria Geral do Município. O evento contou também o a presença do presidente da Associação de Modelismo Amador de Sorocaba, Engenheiro Ricardo Del Pozo, do presidente da Associação de Veteranos da Força Aéreo de Instituo Foch, Emerson Miura, do presidente de Aeroclube de Sorocaba, Marcos Antônio Ramos, do presidente do Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno Cruz, Claudio Marcos Guimarães Lara e do diretor regional do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), Edivar Tadeu de Oliveira.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios