Tags

A Guarda Civil Municipal (GCM) tem intensificado as ações integradas com as forças policiais de Sorocaba no combate ao crime e a desordem.

Entre as ações conjuntas estão as contra a perturbação do sossego, que envolvem a realização das operações contra bailes em vias ou em locais sem alvará, realizados após as 22h e que, em sua maioria, estão associados aos crimes de tráfico de drogas e com menores fazendo uso de bebidas alcoólicas clandestinas.

De janeiro até outubro de 2018, foram cinco operações que resultaram em duas prisões por suspeita de tráfico, cinco estabelecimentos fechados, nove veículos apreendidos e mais de 100 garrafas de bebidas alcoólicas de origem desconhecida, entre elas: o “veneninho”.

A operação mais recente, que resultou em dois flagrantes de tráfico de drogas, foi no último fim de semana, na madrugada de sábado (20), no bairro Altos do Ipanema, Zona Norte. A ação conjunta com a equipe de fiscalização e com a Polícia Militar, identificou a falta de alvará de funcionamento da festa e apreendeu produtos de origem desconhecida que seriam comercializados no local. Dois jovens foram detidos com drogas e encaminhados ao Plantão Policial.

Em todas estas operações, 63 pessoas foram abordadas, 16 veículos fiscalizados, 9 estabelecimentos fiscalizados, que resultaram em 5 fechados, 06 garrafas de energético de litros , 07 garrafas de whisky, 49 garrafas de “veneninho” de 500 ml, 42 garrafas de “veneninho” de 01 litro, 13 latas de cerveja, 23 maços de cigarro e seda.

O secretário de Segurança e Defesa Civil, Jeferson Gonzaga, explica que apesar de terem sido poucas operações realizadas até agora, é importante ressaltar que elas resultam em grandes apreensões. “Este tipo de ação, requer muito cuidado e zelo das forças policias, pois geralmente envolvem jovens e menores de idade, por isso, nós planejamos muito antes de qualquer ação efetiva”, conta ele.

Para o comandante da GCM, Marcos Mariano, a integração com as Polícias Militar e Civil, também são fundamentais para os resultados esperados. “Este é um tipo de operação em que a Guarda vem somar em defesa ao sossego e a paz da população, juntamente com as forças policias e elas estão cada vez mais frequentes”, finaliza ele.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios