Tags

A busca de soluções para o fomento das atividades esportivas no município foi o tema de audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba na noite de quinta-feira, 4, por iniciativa do vereador Antônio Cícero da Silva, o Toninho Corredor (Patriota), que presidiu o evento.

A mesa de trabalho da audiência foi composta pelas seguintes autoridades: vereador Rafael Militão (MDB); Antônio Muquinica, diretor do Proesp (Profissionais de Eventos Esportivos); Pedro Souza, do Panathlon Clube Souza; e Marcondes Amorim, da Associação de Atletismo Santi Pegoretti.

Ao justificar a convocação da audiência pública, Toninho Corredor ressaltou que “Sorocaba tem uma história de conquistas no esporte, tendo se destacado nos Jogos Regionais e Abertos por longos anos, além de vitórias no esporte de representação, com destaques em nível nacional, por meio do basquete, vôlei e o futebol”. A despeito disso, no entender do vereador, faltam recursos para o devido fomento ao esporte, enfatizando que o esporte na cidade precisa de um Centro de Treinamento em Sorocaba, com uma pista de atletismo oficial e uma piscina olímpica públicas.

Durante a audiência, foi veiculado um vídeo sobre o Projeto “Atleta Social”, que o vereador desenvolve na região do Conjunto Ana Paula Eleutério, conhecido como Habiteto. Toninho Corredor enfatizou que o propósito do projeto vai além do esporte e envolve a educação e a socialização das crianças. O vereador Rafael Militão (MDB), que é professor de Educação Física, também ressaltou a importância do esporte para a saúde e defendeu mais verbas para o esporte.

Simei Lamarca explicou que a Secretaria de Esportes conta com apenas 0,6% do orçamento e, para fazer frente à escassez de verbas próprias, a pasta conseguiu aumentar a captação de recursos externos, que passou de R$ 1,2 milhão para R$ 8 milhões. Em face disso, segundo ele, a secretaria conseguiu completar 72 agendas positivas no ano passado e já está com mais de 90 agendas positivas acontecendo neste ano. “Dentro das nossas possibilidades estamos fazendo tudo o que é possível”, disse o secretário e adiantou que, a partir do próximo ano, com um escritório de captação de recursos para o esporte, ficará mais próximo o “sonho de uma piscina olímpica e de uma pista de atletismo”.

Pedro de Souza falou da importância de se valorizar o profissional de Educação Física e também defendeu a construção na cidade de uma pista de atletismo e ao menos de uma piscina semiolímpica. Marcondes Amorim disse que Sorocaba tem uma grande qualidade no setor de esporte, tanto em termos de atletas como de treinadores, e conclamou os desportistas a lutarem mais pelo esporte. Antônio Muquinica parabenizou o vereador Toninho do Corredor pelo trabalho desenvolvido e explicou as ações da Proesp, como a “Maratona de Sorocaba”, que, segundo ele, está sendo conhecida em todo o Brasil, envolvendo diversos atletas e aumentando a ocupação de hotéis na cidade, quando de sua realização. Vários outros desportistas também se pronunciaram.

No final dos trabalhos, o vereador Toninho Corredor entregou votos de congratulações a diversos desportistas da cidade e, na condição de segundo suplente do vereador Renan Santos (PCdoB), agradeceu o titular do mandato pela oportunidade de exercer a vereança durante 25 dias. Também aproveitou para se despedir-se de todos os funcionários da Câmara Municipal. A audiência pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo) e pode ser vista na íntegra no portal da Casa, através dos seguintes endereços eletrônicos: https://youtu.be/xqBTKqNREGs (Parte 1) e https://youtu.be/Ct8Cx_gF2vE (Parte 2).

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

 

Anúncios