Tags

Você já pensou que pode decidir onde a Prefeitura vai investir parte do orçamento de sua região? Com o programa Participa Sorocaba o cidadão sorocabano não só pode, como deve contribuir para que mais investimentos e melhorias cheguem às suas regiões.

Neste próximo sábado, dia 29, é o último dia para que você, cidadão sorocabano, elabore sua proposta.

O Palácio da Cidadania, a Casa do Cidadão Ipiranga e o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPCD) estarão abertos, das 9h às 12h, para receber dos cidadãos sugestões de melhorias para a cidade dentro do programa.

Este é o terceiro encontro a ser realizado. O primeiro aconteceu, no dia 15 deste mês, nas Casas do Cidadão de Brigadeiro Tobias, Casa do Cidadão do Éden e Casa do Cidadão da Nogueira Padilha, enquanto que o segundo, nas Casas do Cidadão das avenidas Itavuvu e Ipanema.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), o Participa Sorocaba visa estimular a população a participar nas ações do Governo, assim como a exercer a cidadania e a se corresponsabilizar pela gestão da cidade. Além disso, cumpre-se o que está disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), no que diz respeito ao envolvimento da população na composição do orçamento público.

Na fase atual, qualquer pessoa pode participar das reuniões abertas e levar propostas que indiquem onde parte do orçamento municipal do ano que vem poderá ser aplicado, dentro dos três temas eleitos como prioridades em cada zona eleitoral.

Após essa fase, as sugestões serão analisadas por uma comissão multissetorial do Poder Público, para deliberar a respeito da viabilidade técnica e econômica das propostas. Entre os dias 14 e 30 de novembro, haverá a votação das propostas habilitadas pela comissão, onde o cidadão escolherá a proposta que melhor atenderá sua região. A divulgação das propostas eleitas será no dia 10 de dezembro deste ano.

Para a participação é necessário o cadastro, que foi reaberto e prosseguirá até o dia 27 de novembro, visando dar oportunidade para mais pessoas participarem do programa. O cadastro pode ser feito pelo site: http://cidadania.sorocaba.sp.gov.br/participasorocaba/ ou em uma das Casas do Cidadão, mediante apresentação do Título de Eleitor inscrito em Sorocaba, junto com um documento de identificação e um endereço de e-mail.

“A equipe da Secid está preparada para dar apoio ao cidadão interessado em participar e espera que o envolvimento da população seja massivo, pois só com a participação de todos é possível efetivamente, colocar em prática o que a população pede”, comenta a Secretária da Secid, Suélei Gonçalves.

Sobre os votos

Ao todo, foram 12 temas disponíveis: Cultura e Turismo; Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Organização da Cidade, Iluminação Pública e Mobilidade Urbana; Saneamento; Saúde; Assistência Social; Educação; Habitação; Participação Popular; Trabalho e Renda; e Segurança Pública.

Na Zona 137, das 102 pessoas credenciadas, 73 votaram nos seguintes temas: Educação, Saúde e Organização da Cidade, Iluminação pública e Mobilidade. Na Zona 271, eram 122 pessoas credenciadas e 73 votaram em: Saúde, Segurança Pública e Educação.

Na Zona 342 eram 164 pessoas cadastradas e 99 votos foram nos seguintes temas: Saúde, Segurança Pública e Educação. Na Zona 343, haviam 115 credenciados e 79 votos foram para: Segurança Pública, Saúde e Educação. Na Zona 356, das 86 pessoas credenciadas, 52 votaram em: Saúde, Educação e Segurança Pública.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios