Tags

As Casas do Cidadão das Avenidas Itavuvu e Ipanema estarão abertas neste sábado (22), das 9h às 12h, para receber dos cidadãos sugestões de melhorias para a cidade dentro do programa ‘Participa Sorocaba’ que entrou no último sábado (29), em uma nova fase.

As Casas do Cidadão de Brigadeiro Tobias, Éden e da Nogueira Padilha, localizados na zona eleitoral 342, receberam a população que, no total, apresentaram 79 propostas para melhorias na cidade.

A próxima oportunidade para os munícipes apresentarem suas sugestões, acontece na reunião aberta deste sábado (22), das 9 às 12h, nas Casas do Cidadão das avenidas Itavuvu e Ipanema.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), o Participa Sorocaba visa estimular a população a participar nas ações do Governo, assim como a exercer a cidadania e a se corresponsabilizar pela gestão da cidade. Além disso, cumpre-se o que está disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Nº 101/2000), no que diz respeito ao envolvimento da população na composição do orçamento público.

Na fase atual, os munícipes que tiverem cadastro no programa, podem participar das reuniões abertas e levar propostas que indiquem onde parte do orçamento municipal do ano que vem poderá ser aplicado, dentro dos três temas eleitos como prioridades em cada zona eleitoral. A reunião deste sábado, contempla a zona 356, que tem como temas, saúde, educação e segurança Pública.

“A equipe da Secid está preparada para dar apoio ao cidadão interessado em participar e espera que o envolvimento da população seja massivo, pois só com a participação de todos é possível efetivamente, colocar em prática o que a população pede”, comenta a Secretária da Secid, Suelei Gonçalves.

A última reunião aberta para apresentação de propostas acontecerá no dia 29 de setembro, no Palácio da Cidadania, na Casa do Cidadão Ipiranga e no Ciapcd (Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência). Após essa fase, as sugestões serão analisadas por uma comissão multissetorial do Poder Público, para deliberar a respeito da viabilidade técnica e econômica das propostas.

Entre os dias 14 e 30 de novembro, haverá a votação das propostas habilitadas pela comissão, onde o cidadão escolherá a proposta que melhor atenderá sua região. A divulgação das propostas eleitas será divulgada no dia 10 de dezembro deste ano.

Para a participação é necessário o cadastro, que foi reaberto e prosseguirá até o dia 27 de novembro, visando dar oportunidade para mais pessoas participarem do programa. O cadastro pode ser feito pelo site: http://cidadania.sorocaba.sp.gov.br/participasorocaba/ ou em uma das Casas do Cidadão, mediante apresentação do Título de Eleitor inscrito em Sorocaba, junto com um documento de identificação e um endereço de e-mail.

Sobre os votos

Ao todo, foram 12 temas disponíveis: Cultura e Turismo; Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Organização da Cidade, Iluminação Pública e Mobilidade Urbana; Saneamento; Saúde; Assistência Social; Educação; Habitação; Participação Popular; Trabalho e Renda; e Segurança Pública.

Na Zona 137, das 102 pessoas credenciadas, 73 votaram nos seguintes temas: Educação, Saúde e Organização da Cidade, Iluminação pública e Mobilidade. Na Zona 271, eram 122 pessoas credenciadas e 73 votaram em: Saúde, Segurança Pública e Educação.

Na Zona 342 eram 164 pessoas cadastradas e 99 votos foram nos seguintes temas: Saúde, Segurança Pública e Educação. Na Zona 343, haviam 115 credenciados e 79 votos foram para: Segurança Pública, Saúde e Educação. Na Zona 356, das 86 pessoas credenciadas, 52 votaram em: Saúde, Educação e Segurança Pública.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios