Tags

Sexta-feira tranquila na cidade de Sorocaba. O dia parece propício para se refrescar no lago, atividade preferida de Yuri, hipopótamo de 47 anos que habita o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

O amor pela água é grande, mas é só o médico veterinário se aproximar que o mamífero vem chegando de mansinho até a superfície, isso porque ele sabe que passará por um tratamento dentário.

O público que visita o recinto pode ter a chance de acompanhar essa atividade curiosa na rotina do animal. De acordo com o médico veterinário residente do zoológico, Leandro Reis, os dentes do hipopótamo têm crescimento contínuo. “Os caninos e incisivos são classificados como elodontes, ou seja, eles crescem por toda vida”, explica.

Para que os dentes não fiquem muito grandes é necessário que sejam serrados algumas vezes ao ano. “Na natureza, o hipopótamo desgasta os dentes com o alimento que precisa triturar, já aqui (no zoológico), a alimentação vem em um tamanho reduzido, então se a gente não serrar, os dentes podem até furar o céu da boca”, explica o profissional.

Leandro ainda conta que para iniciar o tratamento é preciso observar a condição dos dentes do hipopótamo. “Geralmente nos animais mais velhos nós serramos a cada quatro ou cinco meses”. Além disso, o hipopótamo Yuri também passa por um tratamento de gengivite. “Neste caso nós limpamos os dentes com solução fisiológica e passamos um gel com anti-inflamatório para diminuir a inflamação”, relata.

Yara, hipopótamo fêmea de 46 anos, também recebe os tratamentos dentários, mas, diferente do companheiro Yuri, ela não apresenta gengivite, então, seus dentes apenas são serrados.

Para conseguir realizar os procedimentos é necessário que o animal esteja bem condicionado. A técnica de condicionamento oferece bem-estar e qualidade de vida aos animais. Segundo Leandro, o treinamento de Yuri foi feito para poder atender o animal sem a necessidade de aplicação de anestesia. “O condicionamento é feito com reforço positivo, ou seja, ele entende que nós não vamos machucá-lo e que depois vai receber uma recompensa. Ele sabe que no final vai ganhar um alimento diferente da alimentação de todos os dias”, conclui.

 

Você sabia?

O hipopótamo pesa em torno de quatro toneladas e é considerado o terceiro maior mamífero terrestre do mundo. Para proteger sua pele, que é muito sensível, o animal costuma ficar o dia todo no lago. Seu corpo apresenta um pigmento avermelhado que pode ser confundido com sangue, mas, na verdade, é uma proteção do sol e das bactérias.

 

Serviço

Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

Endereço: rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Telefone: (15) 3227.5454

Ingressos: R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade.

Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprove estar nessa condição, são isentos de pagamento do ingresso. Além disso, alunos, professores e monitores das redes municipal e estadual de ensino público, com sede em Sorocaba, acompanhados pela escola; participantes de instituições assistenciais, com atuação social, cultural e ambiental são isentos de pagamento do ingresso de terça a sexta-feira.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios