Tags

O Participa Sorocaba encerrou na última sexta-feira (31) a sua votação on-line dos temas prioritários em cada região. No total, 589 pessoas foram credenciadas, das quais 376 votaram no programa municipal e elegeram três temas que consideraram prioridade para sua região.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), o Participa Sorocaba visa estimular a população a participar nas ações do Governo, assim como a exercer a cidadania e a se corresponsabilizar pela gestão da cidade. Além disso, cumpre-se o que está disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Nº 101/2000), no que diz respeito ao envolvimento da população na composição do orçamento público.

O programa cumpre compromisso assumido no Plano de Governo do prefeito José Crespo e foi lançado em 29 de maio, através do decreto municipal nº 23.759/2018, inaugurando uma nova abordagem em relação aos modelos praticados até então na cidade.

Sobre os votos

Ao todo, foram 12 temas disponíveis: Cultura e Turismo; Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Organização da Cidade, Iluminação Pública e Mobilidade Urbana; Saneamento; Saúde; Assistência Social; Educação; Habitação; Participação Popular; Trabalho e Renda; e Segurança Pública.

Na Zona 137, das 102 pessoas credenciadas, 73 votaram nos seguintes temas: Educação, Saúde e Organização da Cidade, Iluminação pública e Mobilidade. Na Zona 271, eram 122 pessoas credenciadas e 73 votaram em: Saúde, Segurança Pública e Educação.

Na Zona 342 eram 164 pessoas cadastradas e 99 votos foram nos seguintes temas: Saúde, Segurança Pública e Educação. Na Zona 343, haviam 115 credenciados e 79 votos foram para: Segurança Pública, Saúde e Educação. Na Zona 356, das 86 pessoas credenciadas, 52 votaram em: Saúde, Educação e Segurança Pública.

Novo credenciamento

A Secid dará mais uma oportunidade para que mais pessoas participem do programa. Uma nova etapa do credenciamento será aberta nesta terça-feira (4) e  se encerrará no dia 27 de novembro.

O credenciamento poderá ser feito pelo site: http://cidadania.sorocaba.sp.gov.br/participasorocaba/ ou em uma das Casas do Cidadão, mediante apresentação do Título de Eleitor inscrito em Sorocaba, junto com um documento de identificação e um endereço de e-mail. Quem se credenciar nessa fase, poderá participar da votação das propostas habilitadas pela comissão.

Próximas etapas

Nos dias 15, 22 e 29 de setembro, aos sábados, em horário e local a definir, os moradores vão participar de encontros presenciais para a elaboração das propostas dentro dos três temas mais votados para cada região. Em seguida, as propostas apresentadas serão analisadas por uma comissão multissetorial do Poder Público, para deliberar a respeito da viabilidade técnica e econômica das propostas.

Já na próxima etapa, que ocorrerá de 14 a 30 de novembro, haverá a votação das propostas habilitadas pela comissão. O cidadão escolherá a proposta que melhor atenderá sua região. A divulgação das propostas eleitas será divulgada no dia 10 de dezembro deste ano.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios