Tags

Proporcionar um ambiente saudável e oferecer capacitação profissional para os seus servidores é uma das principais propostas da administração José Crespo, que vem incentivando a realização de cursos por meio da Escola de Gestão Pública “Dr. José Caetano Graziosi”. Só neste governo, mais de 4 mil servidores já receberam algum tipo de capacitação ou passaram por treinamentos diversos.

Vinculada à Secretaria de Recursos Humanos (Serh) e coordenado pela Seção de Treinamento, a EGP visa a valorização do funcionalismo. O diferencial da Escola de Gestão é que todos os treinamentos são realizados pelos próprios servidores da Prefeitura de forma voluntária e que, além de formação, possuem tempo de experiência na administração municipal. Estes são conhecidos como “Instrutores Internos”.

De acordo com a Serh, o Setor Público possui uma especificidade de trabalhos, onde uma pessoa recém-chegada pode encontrar dificuldades para se adaptar. Neste sentido, a Escola de Gestão os auxilia neste período por meio dos cursos constantes na “Trilha de Desenvolvimento”, específico para ambientar os novos servidores municipais. Ainda segundo a pasta, esses cursos permitem a troca de experiências entre os funcionários municipais, estreitando uma rede de relacionamento, que possibilita uma melhor atuação do servidor, resultando em uma maior qualidade do atendimento à população.

Para José Carmelo, técnico ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o curso serviu para clarear a sua mente, mudar algumas visões e se aproximar de colegas servidores públicos. “Minha expectativa era de aprendizado, principalmente com os facilitadores. Mas o que mais me despertou interesse durante o curso foram os novos colegas”, conta o servidor, que participou do curso “Fundamentos da Administração Pública 5+.

Sobre o conteúdo da respectiva capacitação, José diz que o fato dos cursos serem realizados pelos próprios servidores facilita não só na compreensão, mas também no incentivo. “Os professores foram ótimos, o ponto crucial para isso dar certo foi serem servidores como nós, pessoas com experiência no serviço público, além de nos inspirarem, abrem oportunidades de novos contatos e parcerias.”, pontua o servidor.

Cursos oferecidos

A Escola de Gestão Pública oferece diversos cursos para os seus servidores, sendo eles:

Integração:

Tem por objetivo recepcionar os novos servidores, facilitando sua adaptação e entendimento quanto ao funcionamento e filosofia da Administração. Fazer reflexões do seu papel enquanto servidor e do serviço público, como suas ações afetam a imagem própria e da instituição. Proporcionar boa recordação do primeiro dia de trabalho, especialmente quanto aos seus futuros colegas de trabalho. Despertar nos novos servidores o sentimento de pertencimento à organização.

Carga: 04 horas.

Público: Servidor Ingressante.

CISP:

Propiciar aos participantes uma reflexão sobre as principais competências exigidas no serviço público e ampliar a visão sobre o sistema Prefeitura. Trata-se de um período de fundamental importância na carreira do servidor, visto que se encontra em Estágio Probatório, ou seja, em período de adaptação. É nessa fase que passa a ter contato com a complexidade da Administração Pública e necessita compreender as competências que serão exigidas enquanto servidor.

Temas Abordados: Ética; Relacionamento Interpessoal; Comunicação; Estatuto; Qualidade de Vida; Atendimento ao Público e Planejamento; Orçamento; Licitação.

Carga: 20 horas.

Público: Servidor com tempo de serviço entre 06 meses e 03 anos.

FAP:

Propiciar aos servidores, a ampliação dos conhecimentos relativos à Administração Pública Municipal, proporcionando uma visão sistêmica e ampliada da Organização e suas especificidades. Apresentar novas técnicas e ferramentas, visando à melhoria da Qualidade e Inovação no ambiente de trabalho. Possibilitar a reflexão, a auto e heteropercepção, quanto a importância e o papel profissional do servidor municipal no desenvolvimento da cidade, de forma ética e inovadora. Incentivar a troca de experiências entre Instrutor e participante, ou seja, entre diferentes gerações, visando fomentar o processo de Gestão do Conhecimento na Prefeitura de Sorocaba.

Temas Abordados: História de Sorocaba; Políticas Públicas e Governança; Projetos; Licitação; Finanças; Carreira e Desenvolvimento; Gestão de Pessoas; Comunicação e Expressão; Separação Orgânica do Poder; Qualidade e Ética.

Carga: 76 horas.

Público: Estatutário – Servidor estável e com tempo de serviço entre 3-5 anos. Celetista- Funcionário com tempo de serviço entre 3-5 anos. Comissionados.

FAP 5+:

Propiciar aos servidores, a ampliação dos conhecimentos relativos à Administração Pública Municipal, proporcionando uma visão sistêmica e ampliada da Organização e suas especificidades. Apresentar novas técnicas e ferramentas, visando à melhoria da Qualidade e Inovação no ambiente de trabalho. Possibilitar a reflexão, a auto e hetero percepção, quanto a importância e o papel profissional do servidor municipal no desenvolvimento da cidade, de forma ética e inovadora. Incentivar a troca de experiências entre Instrutor e participante, ou seja, entre diferentes gerações, visando fomentar o processo de Gestão do Conhecimento na Prefeitura de Sorocaba.

Temas Abordados: Direito à cidade; Projetos; Licitação; Finanças; Ética; Carreira e Desenvolvimento; Gestão de Pessoas; Comunicação ; Separação Orgânica do Poder; Políticas Públicas e Governança; Qualidade e Inovação.

Carga: 44 horas.

Público: Servidor que não participou do FAP. Estatutário – Servidor estável e com tempo de serviço ACIMA de 5 anos. Celetista – Funcionário com tempo de serviço ACIMA de 5 anos. Comissionados.

Pré-Aposentadoria:

Propiciar ao servidor próximo ao período de aposentadoria, a reflexão sobre sua carreira, e a possibilidade de escolhas que o novo ciclo lhe trará , sem deixar de lado seu comprometimento, mas, identificando sua trajetória, seus pontos fortes, limitações e a renovação de desafios na direção de um projeto de vida pessoal e profissional.

Temas Abordados: Procedimentos para solicitação da Aposentadoria; Esclarecimentos sobre condições legais para aposentadoria; O sentido do sonho X planejamento; Ciclos de desenvolvimento; Qualidade de vida; A Construção de Desafios; A importância da prática de atividades físicas; Equilíbrio; Promoção de saúde física e psíquica; Clube do Idoso; Associação dos Aposentados; Universidade da Terceira Idade; Saúde financeira; Empreendedorismo; Múltiplos saberes, em diferentes afazeres; Construção de escolhas; Relações de pertencimento, vínculos e promoção de afeto; Finalização de ciclos.

Carga: 27 horas.

Público: Servidor com até 02 anos para efetivação da aposentadoria.

Cursos voltados à Formação da Liderança

A Escola de Gestão também conta com alguns cursos voltados a formação de Líderes. São eles:

PDL – Capacitar e desenvolver toda liderança da Prefeitura, visando à melhoria na Gestão como um todo; Identificar as competências que o líder precisa desenvolver para conseguir ser mais efetivo na sua atuação profissional; Possibilitar a melhor compreensão e reconhecimento na prática de cada uma das competências gerenciais; Promover mudanças efetivas nas atitudes do líder em relação a sua equipe; Desenvolver autoliderança a partir do autoconhecimento; Transformar crenças limitantes em possibilitadoras e foco em alta performance.

Temas Abordados: Teoria de Liderança; Área de Administração de Pessoal; Área de Planejamento de Pessoas; Licitação; Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional; Planejamento/Atendimento; Orçamento; Legislação; Ouvidoria; Corregedoria e Controladoria.

Carga: 20 horas.

Público: Chefes de Seção e Divisão, Coordenadores e Supervisores de UBS/UPH/CRAS e Diretores de Escola Comissionados.

Outros cursos e oficinas oferecidos pela Escola podem ser conferidos no site: http://recursoshumanos.sorocaba.sp.gov.br/egp/capacitacao/

A Escola de Gestão Pública fica localizada próximo ao Paço Municipal, na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes – 3049, no Alto da Boa Vista.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias