Tags

Um projeto da Secretaria da Cultura vai levar arte à população de uma maneira inusitada, transformando caminhões da coleta de lixo em telas de grafite itinerantes que rodarão pelas ruas da cidade. O projeto de incentivo artístico foi viabilizado pelo vereador Péricles Régis (MDB), que encaminhou emendas impositivas destinadas à Cultura.

A Secretaria de Cultura irá escolher dez obras e os artistas interessados terão que inscrever seus projetos junto à pasta até 21 de setembro. Para a execução de cada obra a Cultura disponibilizará R$ 2.600,00, valor que inclui o material utilizado. Cada artista poderá ser contemplado com no máximo quatro obras. Cada obra terá o tamanho de 2,30m X 1,80m. Os artistas interessados deverão morar em Sorocaba, ter pelo menos 18 anos de idade e, no mínimo, ter três anos de atuação como artista visual de grafite.

O vereador Péricles, que há alguns meses realizou uma audiência pública para debater os desafios de se implantar políticas públicas para a Cultura em Sorocaba, afirma que a iniciativa ajuda a valorizar os artistas locais. “O grafite é uma forma de expressão urbana e a ideia dessas obras circularem pela cidade, chegando a mais pessoas, é muito original. O artista convive com a falta de incentivo do poder público, muitas vezes porque a Secretaria da Cultura não possui recursos para alavancar os projetos que pensou para a cidade”, diz.

O parlamentar afirma ainda que a própria mentalidade da população precisa ser transformada através de ações deste tipo: “Em países estrangeiros essa arte urbana é valorizada, mas por aqui a população ainda vê os gastos com a democratização da cultura como algo supérfluo e muitas vezes até como um desperdício de verbas públicas”, afirma.

A seleção dos trabalhos inscritos será feita por uma comissão composta por três avaliadores inscritos num edital de chamamento de peritos. Eles vão avaliar e classificar as propostas de acordo com as informações apresentadas pelos candidatos e considerando o portfólio de atuação artística dos grafiteiros.

Como inscrever-se: No ato da inscrição o artista deverá apresentar um comprovante de endereço atual em seu nome, seu portfólio e até quatro propostas de obras de grafite para os caminhões, que deverão ser apresentadas em papel em tamanho até A3 contendo uma breve explicação sobre cada uma delas.

As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na sede da Secultur, que fica na avenida Afonso Vergueiro, s/nº, no Centro. Informações podem ser obtidas pelo edital de chamamento publicado no Jornal do Município de 27 de agosto ou pelos telefones (15) 3211.0143 ou (15) 3211.0578.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba