Tags

O vereador Rafael Militão (PRP), representando a Câmara Municipal, participou na manhã desta quinta-feira, 30, no gabinete do prefeito em exercício, Rodrigo Manga, no 6º andar do Paço Municipal, do lançamento do Projeto Feira Limpa, uma parceria da Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Nutrição, com o Sindicato dos Coletores de Lixo de Sorocaba.

Representantes do sindicato e da empresa CSA estiveram presentes. Segundo o titular da pasta, secretário Fernando Oliveira, o Projeto Feira Limpa, proposto pelo prefeito em exercício, vai integrar o Projeto Feira Amiga, já desenvolvido pela pasta, dando maior ênfase à limpeza das feiras, através da conscientização dos próprios feirantes.

Durante a reunião com os coletores, o prefeito em exercício Rodrigo Manga assinou o decreto instituindo o Programa Feira Limpa, que terá, entre suas ações, a conscientização dos feirantes sobre a necessidade de descartar corretamente os resíduos; o fechamento das ruas da feira pelo prazo de duas horas após seu término para que os coletores possam limpar o local com segurança; e uma parceria com a iniciativa privada para desenvolver essas campanhas, como a distribuição de sacos de lixo para os feirantes.

Manga ressaltou a preocupação do Executivo e do Legislativo com a saúde e a segurança dos coletores e lembrou que a Câmara Municipal aprovou uma lei de sua autoria, a Lei 11.446, de 26 de outubro de 2016, que instituiu a Semana de Conscientização “Não Jogue Vidro no Lixo”, que visa conscientizar a população sobre a importância de não se jogar vidro no lixo, sobretudo devido aos riscos de acidentes que traz para os coletores.

O vereador Rafael Militão, presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento da Casa, enfatizou que o Projeto Feira Limpa é fundamental para garantir a segurança dos coletores, prevenindo acidentes, muitas vezes graves, e ressaltou que a medida também tem um efeito positivo para o meio ambiente e a saúde pública, uma vez que evita que os resíduos entupam as bocas de lobo e sejam levados para os mananciais.

Os trabalhadores da coleta de lixo presentes na reunião com o prefeito em exercício relataram vários problemas, especialmente o descarte de casca de palmito, que possuem espinhos, colocando em risco a segurança dos coletores. Segundo os coletores, já houve caso de laranjas serem descartadas na rua, o que motivou a queda de um casal que passava de moto. Outro problema levantado pelos coletores diz respeito aos veículos que começam a trafegar pela via tão logo a feira se encerra, colocando em risco a vida dos coletores que estão varrendo o local e recolhendo o lixo. Esses relatos foram feitos pelos coletores ao prefeito em exercício, que ressaltou a importância de ouvir a categoria.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios