Tags

A iluminação pública de Sorocaba foi avaliada como “ótima” ou “boa” por quase 80% da população. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat). Trimestralmente, a Indsat estuda outros 16 serviços públicos nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.

No começo deste ano Sorocaba, sob a gestão do prefeito José Crespo, já havia sido considerada vice-líder no ranking de melhor Limpeza Pública, entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e, há cerca de uma semana, outra pesquisa revelou que a pavimentação de Sorocaba foi considerada a segunda melhor entre as 10 maiores cidades do Estado.

O estudo foi realizado no primeiro trimestre deste ano e entrevistou 400 pessoas maiores de 16 anos em cada cidade. Foi pedido aos 4 mil entrevistados para que avaliassem a qualidade da iluminação de suas cidades com notas que variavam de “ótimo” a “péssimo”. As pontuações variavam de 200 a 1 mil pontos, sendo que quanto maior a nota, melhor a classificação da cidade. Sorocaba obteve nota 749. Com essas informações, a Indsat constatou o serviço de iluminação pública, cuja manutenção e investimento está sob responsabilidade da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), comandada pelo secretário Fábio Pilão, recebeu “Alto Grau de Satisfação”.

A pesquisa apontou também o perfil dos entrevistados mais satisfeitos com a Iluminação. Quando levada em conta a faixa etária, por exemplo, moradores com idades entre 31 e 50 anos de idade são os que mais aprovam o segmento. “Desde que o prefeito José Crespo assumiu o governo, a administração tem investido cada vez mais na qualidade de vida do sorocabano e a iluminação pública é uma desses benefícios, como a implantação de lâmpadas de led em praças e nas principais ruas e avenidas, uma energia limpa, barata e de qualidade”, disse o titular da Serpo.

Recupera Sorocaba

Sorocaba deverá receber pontuação ainda melhor nas próximas pesquisas. Isso porque, uma força-tarefa entre várias secretarias, com diversas equipes trabalhando juntas para empreender melhorias em todos os bairros da cidade, a partir do programa “Recupera Sorocaba”, lançado no último dia 21, pelo prefeito José Crespo.

No programa “Recupera Sorocaba”, todas as ações serão feitas ao mesmo tempo e nada ficará para trás, afinal o nosso patrão, que é o cidadão, quer ver todas as suas necessidades atendidas”, disse o prefeito no lançamento.
Iniciativa da Secretaria de Comunicação e Eventos, o programa consiste em formar grupos de trabalho com profissionais de diferentes pastas para realizar serviços de iluminação pública, tapa-buraco, limpeza e desobstrução de sarjetas, pintura, sinalização, roçagem e poda de árvores, conservação, criação de espaços públicos de convivência e outras ações simultâneas, de acordo com as necessidades de cada região.

“O programa vai deixar a nossa cidade cada vez melhor, mais bonita e mais segura para todos, sobretudo porque conta com a ajuda de várias equipes, trabalhando em conjunto para recuperar cada bairro visitado”, explica o secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira.

De acordo com a pesquisa do Indsat, em segundo lugar ficou a cidade de Campinas, com 731 pontos, e, em terceiro lugar, São Bernardo, que registrou 715 pontos, o setor recebeu Alto Grau de Satisfação, classificação atribuída aos segmentos que somam entre 650 e 799 pontos, como Sorocaba que ficou na primeira posição.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias