Tags

O caso do administrador de empresas Thiago Wilfer, de 34 anos, que reside em Sorocaba, gerou comoção no Estado de São Paulo. Ele foi diagnosticado em janeiro de 2017 com leucemia. De lá para cá, luta para combater a doença, que afeta rins, fígados, pulmão e coração.

Para identificar o doador de medula óssea, é necessário retirar pequena quantidade de sangue para verificar se as características genéticas são compatíveis com as do Thiago. Em Sorocaba, segundo familiares, o hemonúcleo do município tem 2,4 mil cotas por ano, média de 200 por mês. E isso está impedindo que Thiago possa receber mais doadores de sangue.

Diante disso, o deputado estadual Raul Marcelo protocolou nesta sexta-feira (24) projeto de lei que suspende parte de uma resolução (15/3/2018), publicada pela Secretaria Estadual da Saúde, que regulamenta a distribuição de cotas para cadastramento de novos doadores no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (c).

“A resolução não obedece ao regime constitucional de proteção integral à dignidade da pessoa humana, especialmente no tocante ao direito social à saúde, uma vez que estabelece limites quantitativos das coletas de sangue para cadastramento de novos doadores. A Secretaria Estadual da Saúde desconsidera a atual distribuição populacional no território do Estado de São Paulo”, diz Raul Marcelo.

Em Ribeirão Preto, por exemplo, a cota de coleta de sangue é de 1.500 por mês, ao passo que a cota mensal em Sorocaba é de 200 coletas. “Trata-se, evidentemente, de uma discrepância injustificada, que se torna ainda mais inaceitável quando se leva em conta as dimensões populacionais da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS)”, comenta Raul Marcelo.

Perante a repercussão do caso, o Ministério Público (MP) entrou recentemente com ação na Justiça pedindo que todos os voluntários sejam atendidos e façam o cadastro.

Serviço de Hemoterapia Coletas/Mês no Estado de SP:

Hemocentro de Ribeirão Preto 1.500

Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília 400

Núcleo de Hematologia e Hemoterapia de Santos 150

Hospital das Clínicas da Unicamp de Campinas 1.120

Colsan de Sorocaba 200

Hemocentro São José do Rio Preto 500

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – Hospital Central 1.100

Hospital das Clínicas de Botucatu 150

Hospital de Base de Bauru 50

Hospital São Paulo – Unifesp 250

Total 6.009

 

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:

Ter entre 18 e 55 anos de idade;

Estar em bom estado geral de saúde;

Não ter doença infecciosa ou incapacitante;

Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;

Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado estadual Raul Marcelo (PSOL)