Tags

Segundo levantamento recente, Sorocaba tem em sua população cerca de 88 mil pessoas com mais de 60 anos de idade. Quase 13% dos habitantes do município pertencem à chamada “terceira” ou “melhor idade”.

No entanto, levando-se em conta que a expectativa média de vida do brasileiro é de 75 anos – em 1940 era de 45 – esse número tende a crescer ainda mais. Principalmente em Sorocaba, que tem uma ampla estrutura dedicada à população idosa.

Outro estudo sobre o mesmo público, realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, aponta que entre as 150 maiores cidades brasileiras no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, o IDL, Sorocaba ocupa a 33ª posição. Esse índice avalia os melhores municípios para se viver depois dos 60 anos, levando-se em conta sua capacidade de atender às necessidades básicas desse público, divididas em variáveis como cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho, cultura e engajamento.

Estudos como esses confirmam o fato de Sorocaba estar entre as melhores cidades do Brasil para a “melhor idade” na prática, reforçando a excelência de uma série de serviços disponíveis no município para esse público. Atualmente, mais de 9 mil idosos estão inseridos no Cadastro Único Municipal, administrado pela Secretaria de Igualdade e Assistência Social para que essas pessoas tenham acesso aos benefícios sociais do governo.

No Conselho Municipal do Idoso, com apoio da Secretaria de Cidadania e Participação Popular, representantes da sociedade civil e do poder público em Sorocaba discutem novas formas de ampliar e melhorar cada vez mais o atendimento à “melhor idade”, principalmente por meio da criação de políticas públicas e de parcerias com instituições públicas e privadas que beneficiem essa parcela imensa da comunidade. “O trabalho dos conselheiros é fundamental para o desenvolvimento de políticas que beneficiem o público idoso. Contamos com eles e as suas decisões sempre terão o nosso apoio”, diz a secretária de Cidadania e Participação Popular, Suelei Gonçalves.

Sorocaba também tem estruturas locais como o Clube do Idoso e a Chácara do Idoso, onde os inscritos fazem aulas de ginástica, alongamento, caminhadas em grupo, jogos variados, dança circular e ainda assistem a filmes e participam de outras atividades. “Nosso grande objetivo é estimular a socialização dessas pessoas por meio de uma programação variada, sempre com muito respeito às suas histórias de vida e uma atenção especial às suas condições atuais”, explica a secretária de Igualdade e Assistência Social, Cíntia de Almeida.

A Vila Dignidade é outra prova prática da aplicação de políticas públicas para a “melhor idade” em Sorocaba. Inaugurada no início da atual administração municipal, a vila é um condomínio fechado com 20 casas criadas para abrigar pessoas com mais de 60 anos, sem laços familiares na cidade e que antes se encontravam em situação de vulnerabilidade social. Com uma série de atividades educativas, recreativas e culturais que transformaram a vida de seus moradores, a Vila Dignidade é uma referência nacional no atendimento ao público idoso.

Tanto no Clube e na Chácara do Idoso quanto na Vila Dignidade, a Secretaria de Igualdade e Assistência Social realiza uma série de eventos, em parceria com outras secretarias, para promover a qualidade de vida e uma rotina saudável e feliz entre os idosos atendidos. Um exemplo recente foi a “Escola do Pedala Terceira Idade”, um curso prático de bicicleta organizado pela Urbes, com passeio ao ar livre pelas ruas do Clube e dicas sobre equilíbrio e segurança.

“Fazemos o melhor que podemos para que a chamada terceira idade seja realmente a melhor fase da vida dessas pessoas, um privilégio do tempo para elas e para quem com elas convive”, conclui a secretária Cíntia de Almeida.

Essas e outras ações fazem de Sorocaba mais que um porto seguro. Tornam a nossa cidade a melhor opção para o descanso e os planos futuros de quem chegou à “melhor idade” e tem muito ainda que viver. E viver bem!

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios