Tags

Com o intuito de preservar as espécies locais e regionais da flora, o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” de Sorocaba recebe todo ano voluntários dispostos a contribuir para a manutenção das áreas de gestão e educação ambiental do local.

O estudante de biologia Maiko Roberto Santos, 26 anos, é voluntário há duas semanas no parque natural. Seu trabalho é das 14h às 17h, atuando na produção de mudas e manutenção do jardim. “Essa é minha primeira experiência como botânico e estou gostando muito daqui, a equipe é muito atenciosa”, explica Maiko.

Além de preservar o ambiente natural o Jardim Botânico é importante para pesquisas acadêmicas. O local conta com uma área de 70.000,00 m², com um orquidário, um Palacete de Cristal, dois mirantes, trilhas, lagos, roseiral, alamedas e vegetação natural.

Para Maiko, o trabalho voluntário é uma maneira de ajudar do funcionamento e conservação do parque. “É preciso que as pessoas se interessem em ajudar um pouco o meio ambiente, cuidando melhor das espécies da nossa região”, relata.

Sobre o Sorocaba Voluntária

Criado pelo Decreto Municipal 22.930/2017 (que regulamenta a Lei Municipal 6.406/2001), o Programa Sorocaba Voluntária visa encontrar pessoas engajadas e que queiram ajudar o próximo. Os voluntários podem atuar em secretarias municipais ou organizações da sociedade civil, nos dias e horários de sua preferência, sendo regidos pela Lei Federal 9.608/98, ao qual não receberão salários e gratificações, pois não terão vínculo empregatício.

Para se inscrever no Programa Sorocaba Voluntária, basta acessar http://www.sorocaba.sp.gov.br/voluntarios/. Há um tutorial disponível para auxiliar tanto o candidato como as organizações.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias