Tags

,

Um grupo de idosos participou, na manhã desta quarta-feira (04), das 8h às 12h, de aulas práticas do programa “Escola do Pedala para Terceira Idade”, no Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva”, estacionamento lateral da unidade.

A atividade é realizada pela Urbes – Trânsito e Transportes e tem como objetivo ensinar os idosos a andarem de bicicleta ou até mesmo aprimorar as habilidades daqueles que já sabem pedalar. Desta forma, gerar um grupo de ciclistas, desta faixa etária, consciente da maneira correta e segura de pedalar nas ciclovias e de mais vias da cidade, além de promover a saúde por meio da atividade física.

Na aula prática, os participantes, supervisionados pelos instrutores da Urbes, aprendem a manter o equilíbrio na bicicleta e a pedalar seguindo um trajeto completo, recebendo instruções sobre como frear e fazer curvas. Eles também são orientados sobre regras de trânsito envolvendo bicicletas, compartilhamento das vias com diferentes modais, noções de segurança pessoal e coletiva, importância da prática regular de exercícios físicos e possibilidade de transporte por intermédio das bicicletas.

O instrutor da turma, Ithalo Cabral de Morais, conta que tem alunos de toda a cidade e o grande desafio deles é vencer o medo. “O sonho de todos que começam as aulas é aprender a andar de bicicleta e por falta de oportunidade acabam não aprendendo. Além disso, eles começam a praticar pensando também na qualidade de vida, saúde e em fazer novas amizades”, comenta.

A aluna Arminda Ferreira Santana, de 64 anos, moradora do bairro Parque das Laranjeiras, estava na aula prática e diz que já participa há três anos. “Fui convidada por uma amiga e desde então compareço toda semana. Eu levei um ano para aprender a pedalar. Fiz diversas amizades aqui. Praticar esse esporte é importante para mim pela atividade física. Não comprei uma bicicleta e nem penso em comprar, já que utilizo as diversas bicicletas públicas da Urbes que estão disponíveis por toda a cidade”, assegura.

Como ser sócio do clube

Estão abertas as vagas para participar da “Escola do Pedala para Terceira Idade” e para se inscrever nesta e em outras atividades do Clube do Idoso os interessados, além de residir em Sorocaba, devem ter mais de 55 anos, apresentar RG, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço no nome e uma foto 3×4, além de um atestado médico para atividades físicas oferecidas. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Clube do Idoso está localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros. Mais informações pelo telefone (15) 3233.9014.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios